Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

10/05/2021 - 13h43min

Editorial

Liberdade de Imprensa

Compartilhar no Facebook

Celebrado em 3 de maio, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é uma data importante para fortalecer a reflexão sobre a relevância do papel da imprensa livre, considerando a garantia dos direitos humanos e da democracia.

É fundamental não se calar diante de ameaças ao direito de expressão. Os avanços conquistados no Brasil em relação à liberdade de imprensa contribuem sobremaneira para evitar que o autoritarismo e suas consequências danosas avancem, principalmente sobre os mais fracos.


O Supremo Tribunal Federal (STF) deve garantir a democracia e os direitos fundamentais de acordo com a Constituição. Em abril de 2009, o Supremo, por maioria, declarou que a Lei de Imprensa (da época da ditadura) era incompatível com a Constituição Federal de 1988. O ministro relator, Carlos Ayres Britto, destacou em seu voto que “a imprensa é irmã siamesa da democracia e que, ou ela é inteiramente livre ou dela não se pode cogitar senão como jogo de aparência jurídica”.


Neste contexto de liberdades, percebe-se uma carga muito pesada sobre a imprensa, principalmente neste período em que blocos políticos, de esquerda e de direita, se enfrentam de forma ferrenha. Os agentes promotores da polarização, que na verdade se resume a mera disputa por poder, tratam de colocar na conta da imprensa a responsabilidade por tudo que de errado esteja acontecendo no cenário político. A tática dos detratores está alicerçada na estratégia de esconder da população a verdade que pode comprometer interesses de grupos em detrimento da população.


Quando tudo parece nebuloso, quando os oprimidos não têm para onde correr, quando a fachada esconde a verdade, quando o dinheiro público é roubado, quando a negligência se estabelece, quando o autoritarismo se impõe pela força e quando as falcatruas são escondidas, somente a imprensa livre consegue revelar a verdade e proteger a coletividade. E se algum veículo de comunicação desviar desta missão nobre do jornalismo profissional, então que seja identificado e julgado pela sociedade, mas jamais se deve confundi-lo com a principal estrutura que garante os direitos humanos e a democracia.



Publicado em 07/5/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados