Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

03/05/2021 - 15h11min

Editorial

Dia Mundial do Trabalhador

Compartilhar no Facebook

A luta dos trabalhadores por respeito e justiça se fortaleceu durante a Revolução Industrial, quando milhares de pessoas deixavam o campo em busca de empregos nas cidades, onde se concentravam os parques industriais. Atualmente, o foco está na capacitação profissional.

O Dia Mundial do Trabalhador foi instituído no ano de 1889, durante um congresso socialista realizado em Paris (França). A data foi escolhida em homenagem aos trabalhadores que iniciaram uma greve no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época. Na manifestação, milhares foram às ruas para protestar contra as precárias condições a que eram submetidos e exigir a redução da jornada diária de 13 horas para 8 horas. Naquele dia, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura, resultando em prisões, feridos e mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.


Lutar por dignidade faz parte do contexto social, assim como celebrar datas significativas da história, a exemplo do 1º de Maio. No entanto, dentro deste espírito de valorização, é importante que se faça uma reflexão a respeito do trabalho, que não deve ser encarado como sacrifício para se conseguir algum dinheiro, mas como um meio nobre de desenvolvimento individual e coletivo. Lembrando um pensamento de Carlos Torres Pastorino: “Estenda seus braços eficientes no cultivo do bem, para que, quando os recolher, os traga cheios de frutos abençoados da felicidade e do amor”.


Em um mundo altamente competitivo e globalizado como este em que vivemos, para ascender é preciso estar inserido no mercado de trabalho, isso requer preparo e dedicação para alcançar qualificação profissional. Não importa se a tarefa é simples ou complexa, mas como ela é realizada faz toda a diferença.


Se compararmos a realidade de hoje com a de 1886, perceberemos que houve um grande avanço em relação às condições de trabalho e à dignidade dos trabalhadores, mesmo que existam, ainda, muitos focos condenáveis de exploração a superar. E novos desafios precisam ser vencidos, muitos dependendo da vontade do indivíduo de evoluir como ser humano e como profissional.


Que esta data tão marcante na trajetória da Humanidade possa gerar reflexões que contribuam para a valorização do trabalho e o aperfeiçoamento dos trabalhadores.

Publicado em 30/4/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados