Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

12/04/2021 - 13h03min

Editorial

Gestão com Foco

Compartilhar no Facebook

Na edição desta semana, entre as matérias que a Gazeta Centro-Sul traz, dois temas se destacam de forma distinta, um positivo e outro negativo, considerando os interesses da sociedade. A dissonância provoca uma reflexão sobre a importância do foco na gestão pública.


A matéria positiva diz respeito ao pacote de benefícios para os contribuintes de Guaíba pagarem o IPTU e a possibilidade de quitar pendências sem juros e multas por meio do Refis Municipal.


Neste período de pandemia e de consequências danosas para a saúde das pessoas e da economia, é correto que o poder público faça a sua parte, contribuindo para que a sociedade consiga vencer as dificuldades momentâneas e sair da batalha com força para se reerguer. Portanto, cabe ressaltar o pacote que o Governo de Guaíba apresenta, com o congelamento do IPTU, descontos especiais e a ajuda do Programa de Recuperação Fiscal, o Refis Municipal.


O conteúdo negativo desta edição está na formação do atual governo, no que diz respeito às contratações de cargos de confiança (CCs) em excesso, bem como a concessão de portarias para aumentar salários já acima da média em um momento no qual a população passa por dificuldades significativas.


Os CCs fazem parte do contexto governamental, visando garantir a execução do plano proposto. No entanto, não é isso que se discute neste momento. O ponto em questão é um somatório de excessos de privilégios partidários e carência de contrapartida para a sociedade; de nepotismo cruzado e de quebra de discurso.


Cabe ao gestor público tomar decisões, observar suas consequências e mudar quando necessário, agindo com sabedoria, sem perder o foco de fazer o melhor para a comunidade. Espera-se que isso aconteça em Guaíba, que prevaleça o pacote de benefícios do IPTU e do Refis em detrimento dos privilégios partidários; que a remuneração seja justa, por competência e merecimento, não pelo apadrinhamento político.

Publicado em 09/4/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados