Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

22/03/2021 - 13h53min

Bicho Amigo

O Impacto da Pandemia no Comportamento dos Cães

Compartilhar no Facebook

Primeira Parte

Por Adriana de Oliveira, cinóloga e etóloga especialista em comportamento canino



Cães cada vez mais fazem parte da nossa vida e da nossa rotina. Há muito tempo que esses laços foram estreitados, fazendo com que mais que cães, esses seres tão especiais, ocupem o espaço de membros das nossas famílias.


Vivemos nos últimos meses situações inéditas para toda a população e cada um, a sua maneira, buscou formas de viabilizar a dura realidade do confinamento.


O que se viu foram inúmeras pessoas despreparadas, impactadas pelo tempo livre e extra do confinamento, desesperadas por alguma atenção, distração ou qualquer tipo de interação que as devolvessem a sensação de uma vida normal.


Vimos a adoção de cães em abrigos subir de forma significativa. Eu senti que teríamos em breve uma catástrofe, também nunca vista antes. Assim que as vidas voltassem ao normal, as rotinas se organizassem, muitas pessoas que adotaram por impulso, não estariam preparadas para a realidade de uma vida cotidiana e as responsabilidades dos cuidados com um cão. Portanto, a informação nesses casos, da forma correta de educar e de solucionar problemas de comportamento já existente e, também, traçar uma rotina adequada e amparar esses donos de cães, é emergente a fim de evitar abandono, por pura falta de preparo.



Na próxima semana, vamos abordar sobre a forma correta de solucionar problemas de comportamento, considerando dois grupos de cães distintos: os que já conviviam com suas famílias antes da pandemia; e o grupo de cães adotados no período da pandemia.



Publicado em 19/3/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados