Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

28/09/2020 - 09h38min

Polícia

Programa educacional da BM promove campanha solidária

Compartilhar no Facebook

A Brigada Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em comemoração ao Dia das Crianças, está participando da campanha solidária “Ação Criança Feliz”. A comunidade em geral está convidada a colaborar com doação de brinquedos, máscaras, jogos e livros, que serão destinados às crianças em situação de vulnerabilidade social.

Os pontos de coleta estão distribuídos em quatro municípios da área de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro-Sul (CRPO-CS). As doações podem ser realizadas até o dia 9 de outubro, nas sedes do 31º BPM, 28°BPM e também em lojas parceiras.

Dupla armada com extensa ficha criminal

Era madrugada de domingo, 20 de setembro, durante patrulhamento no Bairro Pedras Brancas, Zona Oeste de Guaíba, quando PMs do 31° BPM abordaram e identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Durante a revista, os policiais militares apreenderam uma balança de precisão, um aparelho celular, uma faca, um revólver calibre 38, munições, maconha, crack, cocaína e o valor de R$ 2.190,00.

De acordo com a Brigada Militar, os homens possuem diversas passagens pela Polícia por tráfico de drogas, homicídio, roubo a pedestre e a estabelecimento comercial.

Casal e adolescente traficando à tarde no Bairro Santa Rita

Policiais militares do 31º BPM realizaram a prisão de um casal e apreenderam um adolescente por tráfico de drogas, em Guaíba, na tarde de segunda-feira, 21.

Segundo a BM, a ação ocorreu no Bairro Santa Rita (Cohab), onde, após denúncias, os policiais abordaram membros de um grupo que agia em diferentes pontos do Bairro. Foram apreendidas porções de maconha, 26 porções de cocaína, balança de precisão, celulares e R$ 437,00 em dinheiro.

Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro e providências.

Adolescente com drogas e munições na Rua Adão Foques

No final da tarde de quarta-feira, 23, uma guarnição da Rocam, durante patrulhamento na Rua Adão Foques, Vila Jardim, Zona Sul de Guaíba, visualizou um indivíduo em atitude suspeita. O mesmo foi abordado e identificado. Durante a revista pessoal, os PMs localizaram porções de cocaína, 26 munições calibre 12; 15 munições intactas calibre .40, câmeras de monitoramento e um rádio transmissor.

O adolescente foi encaminhado ao Hospital Berço Farroupilha para exames e depois à DP local.

RS adquire 799 fuzis Taurus modelo T4

A Taurus, uma das maiores fabricantes mundiais de armas, assinou, recentemente, contrato com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul para fornecimento de 799 fuzis modelo T4 calibre 5.56. A aquisição foi realizada através de licitação e o contrato prevê a entrega do armamento até o início do mês de novembro.

Os novos fuzis significam um importante incremento para a força de segurança pública do Estado no combate à criminalidade, por serem armas de alto poder de fogo e desempenho.

O fuzil T4 já integra o arsenal da Instituição, sendo empregado inclusive nas forças de elite da Brigada Militar. Ideal para o uso militar e policial, o fuzil Taurus T4 é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

DetranRS adota novas medidas nos exames de habilitação

Neste cenário atípico de pandemia, o DetranRS adotou medidas especiais para a aplicação dos exames teóricos e práticos do processo de habilitação de condutores. A ideia é agilizar o atendimento devido ao acúmulo no volume de exames. De acordo com o Órgão, há cerca de 103 mil candidatos com processo de habilitação em andamento e que concluíram a fase das aulas, 43 mil em condições de fazer a prova teórica, e 60 mil, a prática.

O DetranRS instituirá, na primeira quinzena de outubro, uma força-tarefa de provas práticas, com previsão de atuação por 90 dias. Nesse período, servidores do quadro que atuam em atividades internas, mas que têm formação para exercício de examinador de trânsito, serão remanejados para a função, aumentando a capacidade de atendimento para as provas. A expectativa é que, com a força-tarefa, a oferta de vagas seja ampliada em todo o Estado.

As provas práticas ocorrem regularmente no RS com restrições e rígidos protocolos de higienização e segurança (que continuarão a ser observados enquanto perdurarem os efeitos da pandemia). Cada um dos 266 Centros de Formação de Condutores tem suas datas, horários e locais de provas preestabelecidos pelo DetranRS. Assim, os examinadores vão até o local atender os candidatos previamente agendados pelo CFC, respeitadas as vagas disponibilizadas pela Autarquia.

Mesmo adotando este agendamento, existe um fator que é imprevisível, e que pode provocar cancelamentos de exames sem aviso antecipado: a constatação de sintomas em examinadores, o que ocasiona, de imediato, o afastamento da atividade para testagem e, caso positivo, quarentena para tratamento.

Sobre o prazo para que o candidato conclua seu processo de habilitação, foi estendido de 12 para 18 meses, a contar da data de abertura, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Diante da situação de represamento de candidatos, o DetranRS solicitou nova prorrogação do prazo de validade do processo de primeira habilitação, para que não haja ainda mais prejuízos aos candidatos.

A recomendação para quem aguarda agendamento de exames é manter contato com o CFC para acompanhar a disponibilidade de vagas. Recomenda-se, também, acessar o protocolo a ser seguido para realização de exame prático de direção, disponível no site: detran.rs.gov.br - menu Habilitação - Provas/Exames - Protocolo para realização de exame prático.

Entenda o Contexto

O acúmulo de candidatos aguardando agendamento de provas é uma situação excepcional. Com a pandemia, vieram as restrições exigidas pela situação de crise. Devido ao risco de contágio do novo coronavírus, o DetranRS suspendeu os exames teóricos e práticos no Estado em 19 de março.


A atividade só pôde ser retomada cerca de dois meses depois, em 25 de maio, com a aplicação de provas teóricas na sala de Porto Alegre, estendendo-se depois para as regionais e posteriormente para os CFCs. Os exames práticos voltaram a ser aplicados no RS, também gradualmente, a partir de 1° de junho.

Com a implantação do distanciamento controlado do Governo do Estado, foi necessária a readequação a essa nova realidade, em que as vagas oferecidas são em menor número.

Foto: Divulgação/BM

Publicado em 25/9/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados