Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

31/08/2020 - 10h09min

Polícia

Nova DP de Guaíba entra em operação

Compartilhar no Facebook

Foi uma maratona, desde 2015, até a conclusão da obra da nova Delegacia de Polícia de Guaíba.

Na quarta-feira, 26 de agosto, a delegada Karoline Calegari divulgou uma nota à Imprensa comunicando que a partir desta sexta-feira, 28, a DP local passa a funcionar no novo prédio (foto), situado na Avenida Nestor de Moura Jardim, 297, no Parque 35, no Centro Administrativo da Cidade, onde estão localizados o Forum, as sedes do Ministério Público e da OAB, o Hospital Berço Farroupilha e a Prefeitura.

O prédio da nova DP tem área de 720 m², abrigando com conforto todos os setores. A expectativa é de que seja criado um espaço especial para atendimento de mulheres vítimas de agressão.

Atendimento às Mulheres

Durante encontro com a chefe de Polícia do RS, Nadine Anflor, em abril de 2019, em Porto Alegre, a primeira-dama de Guaíba, Márcia Sperotto, na companhia do prefeito José Sperotto, reivindicou a criação de um atendimento especializado às mulheres no prédio da nova DP. Na ocasião, a Delegada Nadine falou sobre as dificuldades financeiras do Estado, mas prometeu a criação do Cartório da Mulher, uma espécie de gabinete com atendimento especializado às mulheres vítimas de agressões.



Mudança

Em razão da mudança, foi suspenso o atendimento externo da DP na quinta-feira, 27. A orientação foi para que a população registrasse as ocorrências pela Internet na delegacia Online pelo site www.delegaciaonline.rs.gov.br. Os flagrantes e pedidos de medidas protetivas de urgência foram realizados na DPPA Canoas (Avenida Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, Mal. Rondon, Canoas).


Por razões técnicas, o telefone fixo da DP ficou temporariamente inoperante. Sendo assim, o telefone para contato com a Delegacia (plantão) é o (51) 9841.63257.


A inauguração oficial das novas instalações será em setembro, em dia ainda não confirmado.



Polícia Civil começa a atuar em casos de alta velocidade na cidade

A Polícia Civil começou a instaurar procedimentos policiais visando apurar a conduta de motoristas flagrados transitando em alta velocidade nas vias urbanas, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê como infração gravíssima quem trafega em velocidade superior a 50% da permitida na via.


Segundo o Artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro, a pena é de detenção para quem “Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano”.


Segundo o delegado Carlo Butarelli, titular da Delegacia de Crimes de Trânsito (DCT), há vários casos de flagrante de veículos circulando em velocidade superior a 100% da permitida na via, como o caso de uma Ferrari que foi flagrada a 165km/h na Rua Souza Reis, em Porto Alegre, às 16 horas. Esses condutores, além de causarem sério perigo de dano para si, colocam a vida de terceiros em risco, pois nessa velocidade qualquer fator externo que ocorra torna muito difícil o controle do veículo, havendo grandes chances de provocar uma tragédia.


Os flagrantes feitos pelos radares deverão ser repassados à Polícia Civil para apuração do procedimento criminal, sendo que os condutores, após serem identificados, responderão a um Termo Circunstanciado que será posteriormente remetido ao Poder Judiciário.



IPE alerta sobre golpe de oferta de crédito por celular

Alguns usuários têm recebido ofertas falsas de financiamentos em nome do IPERGS, que atende pelas autarquias IPE Prev e IPE Saúde. As mensagens de celular afirmam haver crédito pré-aprovado em nome da Instituição.


O IPE Prev e o IPE Saúde reforçam que não fazem qualquer tipo de oferta de financiamento aos seus usuários.


Em caso de dúvidas, os usuários devem sempre consultar o acesso restrito disponível no site de cada uma das instituições: www.ipesaude.rs.gov.br e http://ipeprev.rs.gov.br.



Assaltaram família na Cohab e levaram o carro

Eram 22h30 do sábado, 22 de agosto, quando bandidos chegaram de surpresa e assaltaram uma família no Bairro Santa Rita (Cohab) em Guaíba. Depois de guardar o carro, o morador fechava o portão, na companhia da sobrinha, quando dois homens, um branco e outro mulato, chegaram com pistolas e anunciaram o assalto. Pediram a chave do carro, um Peugeot branco 208, ano 2017, e renderam as vítimas, trancando-as em um dos quartos, sem agredir fisicamente a família.


Os assaltantes fugiram pela Estrada do Conde e pegaram a BR em alta velocidade. De acordo com testemunhas, os bandidos estavam em mais dois carros, um Citroen C-3, escuro, e um Siena branco.



Comércio de fios, cabos de cobre e baterias furtados, na mira da Polícia

Na terça-feira, 25, a Polícia Civil fiscalizou cinco estabelecimentos comerciais em bairros de Porto Alegre durante a Operação Metal. A ação visa combater a receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente utilizados por empresas de telefonia. É grande a quantidade destes materiais furtados em diversas cidades do Rio Grande do Sul.


Nos estabelecimentos comerciais vistoriados no dia 25, não foram encontradas irregularidades.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 28/8/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados