Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

24/08/2020 - 11h00min

Polícia

Roubo Dramático de Cigarros na Região

Compartilhar no Facebook

Ação da Polícia Civil e da PRF resulta na recuperação da carga. Membros de facção criminosa são presos

Um facção criminosa roubou carga de cigarros avaliada em aproximadamente R$ 400 mil. No início da manhã de terça-feira, 18, os bandidos interceptaram o caminhão baú que transportava os cigarros, no km 293 da BR-116, em Guaíba. Em uma operação rápida e dramática, os ladrões renderam o motorista e o ajudante. Depois do ataque, os criminosos incendiaram um carro usado no assalto, na margem da BR, na divisa de Guaíba com Eldorado do Sul.

De acordo com a PRF, os assaltantes fugiram em uma Freemont branca, um Gol preto e no caminhão com a carga, seguindo para São Leopoldo. Durante a fuga, os bandidos libertaram os reféns (motorista e ajudante) e abandonaram a Freemont sobre a Ponte do Rio Jacuí. A ocorrência gerou um enorme congestionamento na BR-290, no sentido Eldorado – Capital.

Após buscas na Região, a Polícia Civil, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, recuperou a carga de cigarros no caminhão abandonado em um bairro de São Leopoldo (foto).

Ao perceberem a chegada da Polícia, os bandidos fugiram, abandonando o caminhão com a carga, pois não tiveram tempo de transferi-la para outro caminhão. Eles atearam fogo numa caminhonete Saveiro.

Durante as investigações, a Polícia Civil prendeu membros da organização criminosa, envolvida em diversos assaltos.


Condenado por assalto e sequestro é preso em Guaíba

A Polícia Civil prendeu, na manhã de terça-feira, 18, um homem condenado pelos crimes de roubo majorado (roubo à joalheria) e extorsão mediante sequestro no município de Guaíba.

De acordo com a Polícia, o indivíduo, que se encontrava na condição de foragido, foi capturado no Bairro Santa Rita. O sujeito, que também possui antecedentes por homicídio e tráfico de drogas, foi condenado a uma pena de 22 anos de prisão.


Operação Justiceiros
Polícia Civil prende envolvidos em homicío

A Polícia Civil de Guaíba prendeu, nessa quinta-feira, 20, dois suspeitos de cometerem homicídio no Bairro Nova Guaíba, em abril deste ano, contra um adolescente de 16 anos de idade, e um terceiro suspeito por estar ameaçando pessoas ligadas à vítima.

Segundo a Polícia, as causas do crime ainda estão sendo apuradas, mas os indícios apontam para relação com tráfico de drogas, e a morte pode ter sido encomendada por homem que atuava como “justiceiro” no Bairro.

Após diligências do Setor de Investigações da DP local, o suspeito de executar o jovem e o suspeito de ameaçar pessoas relacionadas à vítima foram presos preventivamente em Guaíba, sendo que o suspeito de ter comandado o crime foi preso temporariamente, em Arambaré, em diligência conjunta com a DP Camaquã.

Segundo a delegada Karoline Calegari, a meta da DP de Guaíba é intensificar as investigações de homicídios, concluindo todos os crimes contra a vida praticados no Município, inclusive delitos antigos.


Guarda-parques começam a receber novo fardamento

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema), por meio da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), iniciou a distribuição de novos uniformes para os guarda-parques que atuam nas 23 Unidades Estaduais de Conservação (UCs) do Estado. Os itens foram adquiridos por meio de medida compensatória da empresa CMPC.

Os guarda-parques têm um papel fundamental na manutenção das UCs e, entre as atividades, estão a vigilância, o patrulhamento e a fiscalização.

“Optamos por investir o valor em algo que fosse beneficiar todos os guarda-parques. Dessa forma, fornecemos algo que eles careciam para executar de forma mais preparada suas atividades”, afirmou o chefe da DUC, Luciano Kops.

Os profissionais dos parques estaduais de Itapuã e do Delta do Jacuí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram os primeiros a receber o fardamento completo: calças, jaqueta, blusões, gandolas, colete de identificação, bonés, cinto e coturnos. A previsão é que os 58 guarda-parques estejam com os kits até o final deste agosto.

A Lei Federal nº 9985/2000 prevê medidas compensatórias como forma de corrigir e compensar perdas ambientais resultantes da instalação de empreendimentos. A aplicação em Unidades de Conservação é indicada pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA). No Rio Grande do Sul, nos últimos dez anos, foram destinados R$ 38 milhões em medidas compensatórias para UCs.

“Unidades de Conservação são uma forma de proteger um espaço territorial. Essas atividades econômicas geram riquezas de tal forma que, não por meio de impostos, mas do princípio do poluidor-pagador, possamos investir recursos no meio ambiente, na proteção e na recuperação”, observou Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura.

A qualificação das UCs administradas pela Sema é uma das prioridades desta gestão, gerando melhorias, incentivando a proteção ambiental e a pesquisa.


Cursos de informática gratuitos da Dell estão com inscrições abertas

Cursos de informática gratuitos estão com inscrições abertas no Estado até 31 de agosto. As qualificações são oferecidas pela Dell Technologies em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e a Prefeitura de Porto Alegre. A prioridade é para pessoas com deficiência ou situação de vulnerabilidade social, especialmente casos agravados durante a pandemia do coronavírus.

As inscrições podem ser feitas pelo site leadfortaleza.com.br/dal. As aulas iniciam em 14 de setembro.

O Programa de Qualificação Acessível – Profissional em Tecnologia é desenvolvido em plataforma totalmente acessível. Todos os cursos são na modalidade EaD, com tutorial para pessoas com deficiência pela plataforma Dell Accessible Learning, disponível no portal da Dell ou pelo aplicativo nas versões Android e iOS.

As pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão acompanhamento de intérpretes de Libras. Há também outros recursos de acessibilidade na plataforma e nos conteúdos, como alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto-contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.



Foto: DIVULGAÇÃO/PCRS

Publicado em 21/8/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados