Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

15/06/2020 - 09h38min

Polícia

Roubavam veículos nas primeiras horas da manhã, e se deram mal

Compartilhar no Facebook

Na manhã de terça-feira, 9, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), desencadeou a Operação Aurora, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelos crimes de roubo de veículo, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte ilegal de arma de fogo.

Durante as ações em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e em Osório, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas preventivamente. Também foram apreendidos três veículos, uma arma de fogo, dinheiro, aparelhos de telefone celular, relógios de luxo, entre outros objetos de prova. Em Osório, as buscas foram realizadas no interior da Penitenciária Modulada daquele Município.

Segundo o delegado Rafael Liedtke, as investigações tiveram início há mais de seis meses, oportunidade em que os policiais civis descobriram a existência de um esquema criminoso orquestrado por dois indivíduos, um deles recolhido na Penitenciária de Osório.

“Do interior da casa prisional, o indivíduo, que possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, extorsão, roubo a residência e porte ilegal de arma de fogo, ordenava a prática de crimes de roubo de veículos na Capital e Região Metropolitana. O outro homem, de 29 anos, possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e roubo de carga”, salientou Liedtke.

De acordo com o delegado Marco Guns, após a prática dos roubos, a organização criminosa determinava que os automóveis subtraídos tivessem seus sinais identificadores adulterados, placas e numeração de vidros, chassi e motor.

“Às vezes, os veículos eram repassados para outras quadrilhas especializadas em roubos a estabelecimentos comerciais, de cargas, entre outros”, contou o delegado.

A Operação foi denominada Aurora devido ao modo de ação dos bandidos, que se aproveitavam do início da manhã, quando a população está saindo para trabalhar, para praticarem os roubos de veículos.

Envolvidos em homicídios e tentativas foram presos

Policiais civis de Guaíba, coordenados pela delegada Karoline Calegari, deram cumprimento a mandado de internação contra adolescente infrator suspeito de tentativa de homicídio, praticada em janeiro deste ano, em Guaíba.

No mês de maio, a Polícia Civil havia desencadeado a Operação Mashindano (duelo, disputa por liderança), que resultou na prisão de sete envolvidos numa sequência de homicídios consumados e tentados, praticados no final de 2019 e início de 2020, nos bairros São Francisco, Nova Guaíba e Vera Cruz.

Conforme demonstraram as investigações, depois da soltura de um líder de facção criminosa no Município, ocorreu uma violenta disputa por território de tráfico entre dois grupos criminosos rivais.

De acordo com a Polícia, o adolescente apreendido essa semana é investigado, também, por roubos e constrangimento ilegal.

Segundo a Delegada Karoline, o enfrentamento a crimes contra a vida tem sido de forma contundente pela DP local, acarretando em redução dos índices de violência em Guaíba.

Após as formalidades legais, o adolescente foi encaminhado à FASE.

Estado fecha maio com reduções nas taxas de feminicídio, roubos e latrocínio

Dados divulgados na quarta-feira, 10, pela Secretaria da Segurança Pública do RS, durante reunião online do RS Seguro, mostram que maio registrou uma queda de 45,5% no número de feminicídios no Rio Grande do Sul na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 11 casos. Outros três indicadores de violência doméstica sofreram redução: 21,3% nas ameaças; 19,5% nas lesões corporais; e 11,5% nos estupros. Todas são comparações de maio desse ano com o do ano passado. Na contramão, o crime de feminicídio tentado sofreu um aumento de 19,4%, pulando de 31 para 37 casos.

O relatório mostrou queda, também, nos crimes patrimoniais: 21,2% a menos em roubos de veículos (em maio de 2019 foram registrados 905 casos, contra 713 do mês passado). Já a redução nos furtos de veículo foi de 33,4% (com 1.172 ocorrências em maio do ano passado e 781 nesse ano).

Em relação aos roubos (assaltos), em geral, houve redução de quase 50%, ou seja, três mil registros a menos: 6.273 casos em maio de 2019 para 3.202 no mês passado. Furtos também tiveram uma redução expressiva de 46%.

Nos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte), o Estado conseguiu uma redução histórica de 40% para o período – foram cinco casos em maio de 2019 e três no mesmo período desse ano.

Em relação aos homicídios, a Capital fechou o mês de maio com 24 vítimas, uma a mais do que no mesmo período do ano passado.

Delegacia Especializada de Camaquã impede crime de estelionato cibernético

A Decrab Camaquã foi procurada, no dia 8 de junho, por um senhor de Pelotas, o qual relatou estar negociando a compra de 70 animais bovinos, anunciados no OLX por uma pessoa que se identificou como sendo Sidinei, mas que acabou por desconfiar das conversas mantidas apenas através do aplicativo WhatsApp.

A negociação estava pendente, sendo que até o momento nenhum depósito havia sido efetuado, embora a pessoa que se identificava como Sidinei estivesse exigindo o valor de R$ 5 mil para garantir a venda dos animais, que estariam em uma propriedade rural em Santana da Boa Vista, propriedade que pertenceria a um amigo.

Com base nestes dados, a Decrab Camaquã tentou identificar a pessoa de Sidinei, porém o documento por ele enviado ao senhor de Pelotas era de uma CNH do Estado de Rondônia, a qual posteriormente foi identificada como pertencente a uma vítima de golpe, cujos documentos estavam sendo utilizados indevidamente.

Agentes da Delegacia Especializada de Camaquã se apresentaram como corretores rurais que iriam até o local para verificar o gado, conseguindo assim identificar o golpista. Com base em seus dados, graças ao novo sistema de Consultas da Secretaria de Agricultura, foi confirmado que realmente quem estava com o gado era um produtor rural devidamente cadastrado. Neste ponto, os agentes encontraram divergências, pois o tal Sidinei disse que era dono do gado que foi recebido como forma de pagamento de uma dívida. Questionado, o produtor rural de Santana da Boa Vista disse que era dono do gado, mas que não queria interferir no negócio, apenas queria receber o dinheiro da venda dos animais que ele havia anunciado no OLX. Após esta afirmação, os agentes da Decrab Camaquã perceberam que estavam diante de um golpe cibernético, que, segundo a Polícia, ocorre com frequência em anúncios do OLX: o vendedor posta fotos de gado à venda, então o golpista copia e posta essas fotos, também no OLX, com um valor bem abaixo, o que chama atenção de um comprador. Daí pra frente, ele diz ao comprador que o gado lhe foi dado como pagamento de uma dívida e que por isso está vendendo barato, mas que o gado somente será liberado com um depósito em sua conta. Ao vendedor, ele diz que vai pagar à vista, mas que vai entregar o gado para outra pessoa com quem ele tem uma dívida, conseguindo convencer vendedor e comprador a não conversarem diretamente e não falarem sobre o preço dos animais, pois ambos acreditam estarem conseguindo um bom negócio.

Neste caso, a pessoa que se apresentou como sendo Sidinei não mais respondeu as mensagens pelo WhatsApp e a linha aparece como desabilitada.

Foto: DIVULGAÇÃO/PC

Publicado em 12/6/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados