Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

08/06/2020 - 11h11min

Polícia

Começa a funcionar o sistema de cercamento eletrônico em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Acessos e saídas da cidade de Guaíba passaram a ser monitorados 24 horas por dia pela Brigada Militar. O sistema faz parte do cercamento eletrônico.


De acordo com a Prefeitura, são seis kits instalados no Município, sendo que cada um pode conter duas câmeras (foto). A tecnologia faz a leitura das placas dos veículos, e qualquer irregularidade, como veículo roubado ou furtado, dispara um alerta na Sala de Monitoramento da Brigada Militar. Pode ser emitido o alerta, também, para automóveis com documentação vencida, mas a multa só ocorre se o motorista for abordado. O principal objetivo com a nova tecnologia é diminuir a criminalidade e inibir que bandidos de outras cidades pratiquem crimes em Guaíba.


A Sala de Monitoramento fica na sede do Comando Regional Centro-Sul da BM, na Rua Serafim Silva, no Centro da Cidade.


O projeto de cercamento eletrônico é do Governo do Estado; porém, não estava inicialmente previsto para cobrir Guaíba. Em 2017, o prefeito José Sperotto procurou a Secretaria de Segurança Pública do Estado e solicitou a inclusão de Guaíba.


“Nosso Município não estava nesse projeto de segurança do Estado, que é moderno e tem custo reduzido. Fui pessoalmente falar com o secretário de Segurança, Cezar Schimer (na época), e consegui incluir Guaíba”, destacou Sperotto.


O prefeito ressaltou, também, o trabalho conjunto entre o Município e o Estado, que gerou uma redução de aproximadamente 40% nos índices de criminalidade na Cidade. Sperotto disse que os dados atuais da Secretaria Estadual de Segurança Pública indicam que Guaíba está entre os municípios com a maior redução de crimes nos últimos três anos: furtos, roubos e homicídios, para citar os que mais preocupam a população. Neste contexto, estão os trabalhos da Polícia Civil e da Brigada Militar, que contam com equipes focadas e de intensa atuação, conforme relatos de prisões semanais noticiadas pela Gazeta Centro-Sul.


A Sala de Monitoramento entrou em pleno funcionamento na terça-feira, 2 de junho. A Prefeitura disponibiliza energia elétrica e internet para o funcionamento do sistema.



DP especializada de Camaquã recupera animais furtados

No dia 28 de maio, a Decrab Camaquã realizou uma nova vistoria em quatro propriedade rurais no município de Canguçu, locais que já haviam sido alvo da “Operação Reculuta”, deflagrada no dia 7 de maio, quando os animais localizados nestas propriedades foram apreendidos para posterior verificação de procedência.


Nesta segunda fase da Operação, a Decrab Camaquã contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Tapes e da Inspetoria Veterinária de Canguçu, sendo a ação acompanhada por diversos produtores rurais de Canguçu, Piratini, Pedras Altas e Encruzilhada do Sul, os quais foram vítimas de furto abigeato e buscavam a localização de seus animais.


A ação teve início às 7h30 e terminou às 16 horas, sendo localizadas duas vacas de um produtor rural de Canguçu. Os animais foram apreendidos e restituídos para a vítima.


Na semana anterior, graças a um serviço da Delegacia de Polícia de Canguçu, mais quatro ovelhas furtadas foram recuperadas, em um local que servia de esconderijo de um dos alvos das investigações, que acabou preso pela Brigada Militar quando tentava fugir em um ônibus para a cidade de Pelotas. As ovelhas foram restituídas ao proprietário, tendo o furto ocorrido na madrugada do dia 7 de maio.


A Decrab Camaquã orienta a todos os produtores rurais que, por ventura, venham a ser acometidos de furtos em suas propriedades, que efetuem o registro de ocorrência na Polícia Civil, pois é através dos registros que as Decrabs concentram atenção para determinadas regiões na intenção de combater os grupos criminosos.



Presos por Tentativa de Homicídio

Policiais civis de Guaíba prenderam dois homens no dia 29 de maio. Após investigação, deram cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça contra executor e mandante de uma tentativa de homicídio praticada em fevereiro deste ano, no Bairro Alegria, Zona Sul de Guaíba.


De acordo com a Polícia, a vítima foi atraída para uma emboscada, sendo que um dos investigados, de dentro do sistema prisional, mandou que o homem fosse ao local marcado para buscar drogas a fim de vender, quando o outro suspeito, previamente ajustado com o preso, foi ao encontro da vítima e efetuou três disparos de arma de fogo. Esses disparos atingiram o tórax, o braço e a cabeça, mas, mesmo ferido, o homem conseguiu fugir de bicicleta, seguindo até sua casa, onde familiares lhe prestaram socorro.


No dia 29 de maio, os policiais civis, depois de efetuarem diligências, prenderam os investigados, sendo que, com o executor, foi apreendida uma pistola calibre .9mm, marca Smith Wesson, de origem dos Estados Unidos. A arma estava municiada, em situação de furto.


Segundo a delegada Karoline Calegari, a investigação de crimes contra a vida é prioridade para a DP de Guaíba, “porque a vida é o maior bem jurídico a ser preservado”.


O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Metropolitana, delegado Regional Mario Souza, afirmou que “a repressão qualificada de homicídios realizada pela DP Guaíba tem contribuído para a redução dos índices de delitos desta natureza”.


Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional.



Operação Contra Fraudes no IPE

O IPE Saúde destaca a relevância da Operação Aves de Rapina, deflagrada na terça-feira, 2 de junho, pela 1ª Delegacia de Combate à Corrupção, originada em denúncia do próprio Instituto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e ao Tribunal de Contas (TCE).


A investigação trouxe à tona articulação entre advogados e profissionais da área da Saúde que ingressavam com ações judiciais para a concessão de atendimentos fora da cobertura prevista. As ações examinadas pela investigação se referem a serviços de home care (assistência médica domiciliar) em torno de R$ 30 milhões.


“Saudamos a Operação, porque serve de exemplo a quem tenta tirar proveito de recursos públicos, especialmente de órgãos que lidam com a Saúde”, ressaltou o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida. As investigações prosseguem com o apoio do Instituto.


A aprovação e contratação de 27 técnicos de nível superior – entre os quais, médicos, enfermeiros e farmacêuticos – é uma das medidas importantes para reforçar a autarquia com um quadro específico para as atividades de auditoria, controle e combate a fraudes.

Foto: Camila Swider

Publicado em 05/6/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados