Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

11/05/2020 - 08h31min

Polícia

Patrulhas Maria da Penha

Compartilhar no Facebook

No Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, a Brigada Militar realizou a Operação “Jerônyma Mesquita”, com o objetivo de intensificar a fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPU) através das Patrulhas Marias da Penha no Rio Grande do Sul. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de Jerônyma Mesquita, enfermeira que também exerceu várias lutas para garantir direitos, como o do voto, às mulheres no Brasil.

Além da fiscalização das MPUs, as patrulhas também realizaram busca ativa de foragidos por descumprimentos da MPU, cumprimentos de mandados de prisão e outras determinações.


A Operação abrangeu 85 municípios do RS, incluindo Guaíba. A Patrulha Maria da Penha do 31º BPM se mantém atuante contra a violência às mulheres.



Falsificação de Atestados Médicos

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (2ª Decor), desencadeou, na manhã de quinta-feira, 7, em Porto Alegre, a segunda fase da Operação denominada Avocat. As ações tiveram como objetivo cumprir ordens judiciais relacionadas às falsificações de atestados médicos distribuídos em processos judiciais no Estado do Rio Grande do Sul, em especial, no período de pandemia da Covid-19.


Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma residência e em um escritório de advocacia (nomes não foram divulgados). A Operação também visou cumprir um mandado de prisão preventiva, mas o suspeito não foi localizado, encontrando-se foragido.


Foram apreendidos documentos e um computador.

Vieram de São Paulo aplicar golpes no Rio Grande do Sul e acabaram presos

Na tarde de quinta-feira, 30 de abril, em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal com a Polícia Civil, foram presos quatro suspeitos de estelionato, apreendidas máquinas de cartões, dinheiro, veículos e cartões de crédito e débito.


Após os registros de ocorrência realizados por várias vítimas de estelionato, a PC identificou um dos veículos utilizados pelos criminosos e repassou a informação para a PRF.


Por volta das 13 horas do dia 30 de abril, uma quinta-feira, na BR 470, em Bento Gonçalves, agentes da PRF abordaram um Ka, de propriedade de uma locadora de veículos. No carro, estavam dois paulistas, ambos com 26 anos, transportando diversas máquinas de cartões e R$ 5.174,00 em dinheiro. Eles haviam sido filmados aplicando o golpe em algumas vítimas, utilizando roupas e bonés que também foram encontrados no carro.


Nas informações obtidas com a prisão, os serviços de inteligência da PRF e de investigação da PC descobriram outro veículo utilizado pela quadrilha, um Argo, também locado. Algumas horas depois, em Vacaria, os policiais abordaram o carro e prenderam outros dois integrantes da quadrilha, também com diversas máquinas de cartões utilizadas no golpe. Eram outros dois paulistas, um de 30 e outro de 40 anos.


Os presos, o material apreendido e os veículos foram apresentados à Polícia Judiciária.



O Golpe

Um criminoso ligava para as vítimas simulando ser funcionário de uma loja e informando que o cartão delas havia sido clonado. Ele obtinha dados de cada vítima e informava que um funcionário do Banco Central iria até a residência delas para recolher seus cartões e encaminhar para a perícia. Outro criminoso ia até a casa das vítimas, dizendo ser funcionário do Banco Central, e recolhia seus cartões. Eles utilizavam os cartões para compras, inclusive através das máquinas que eles possuíam, cuja origem será investigada.


A quadrilha age em várias regiões do Estado, e as investigações continuam para descobrir os outros envolvidos e prendê-los.

Foto: Divulgação/BM

Publicado em 08/5/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados