Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

30/03/2020 - 12h18min

Polícia

BM e Civil prendem três com fuzil, munições e drogas em Eldorado do Sul

Compartilhar no Facebook

Facção criminosa distribuía celulares e drogas nos presídios

Na tarde de terça-feira, 24, policiais militares do 31º BPM, com apoio da Polícia Civil de Eldorado do Sul, prenderam três pessoas por porte de arma de fogo de uso restrito, munição e tráfico de entorpecentes.


As equipes foram até o Bairro Medianeira para averiguação de denúncia recebida via 190, onde foi abordada uma mulher de 39 anos. Durante averiguação, foi localizado o material apreendido (foto): um fuzil calibre 556, com luneta e dois carregadores; quarenta e oito munições do mesmo calibre; vinte e oito aparelhos celulares; dois drones; dois quilos de crack; 600 gramas de maconha; 500 gramas de pasta base para preparo de cocaína; um bloqueador de rastreador; e um notebook.


A mulher informou que o material localizado era de outro indivíduo, um homem de 29 anos, que foi localizado posteriormente e se intitulou como membro de uma facção que distribuía drogas e celulares em presídios da Região por meio de drones.


Os indivíduos presos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia.



Mulher morre ao ser atropelada

pelo caminhão do lixo em Guaíba

O acidente aconteceu no dia 5 de março, mas a ocorrência policial chegou somente essa semana na Delegacia de Polícia de Guaíba. O caso chamou a atenção da delegada Karoline Calegari, que abriu inquérito para apurar o que aconteceu. Segundo a delegada, trata-se de um fato inusitado, tendo em vista que ninguém procurou a Polícia de Guaíba para registrar a ocorrência: “Nem a família, nem a empresa ou a Prefeitura”.


Na manhã do dia 5 de março, uma quinta-feira, Vera Lúcia Teixeira trabalhava catando materiais recicláveis na Rua 9, Nova Guaíba, quando o motorista que dirigia o caminhão da empresa que presta serviço para a Prefeitura de Guaíba, recolhendo o lixo da Cidade, se distraiu e acabou atropelando Vera. Ela foi encaminhada pelo SAMU para o PA de Guaíba, mas devido à gravidade dos ferimentos foi levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre, onde veio a falecer.


Segundo a Delegada Karoline, o registro foi feito no Posto Policial do HPS e somente essa semana chegou em suas mãos.


Vera Teixeira deixou marido e quatro filhos, sendo um menor de idade.


Na semana seguinte ao atropelamento, leitores começaram a questionar a Gazeta Centro-Sul sobre a não divulgação do caso. O Jornal questionou a Prefeitura, que disse desconhecer o ocorrido, e buscou, também, informações na DP local, mas foi informado que não havia qualquer ocorrência sobre este fato na Delegacia da Cidade.


A Gazeta continuou insistindo na apuração das informações que chegavam de forma não oficial, até que, essa semana, o caso finalmente chegou na DP de Guaíba e está sendo divulgado. Segue a investigação.



Tiroteio e Mortes na Vila São Jorge

Depois de uma trégua nos tiroteios e mortes entre rivais do tráfico de drogas na Vila São Jorge, Zona Sul de Guaíba, o drama voltou a assustar os moradores da comunidade.


Na noite de terça-feira, 24, por volta das 20 horas, moradores escutaram diversos disparos de arma de fogo no entorno da Rua 5. O saldo do tiroteio foi de dois mortos. Um homem morreu no local, e outro, levado gravemente ferido ao PA, pelo SAMU, chegou sem vida.



Pescador de Guaíba morre afogado

A Gazeta Centro-Sul recebeu mensagem, via WhatsApp, relatando o desaparecimento de Cesar Augusto da Rosa Deczuta, morador de Guaíba, que aconteceu na semana passada.

Cesar era pescador e saiu de barco do Bairro Ermo em direção à Lagoa dos Patos. Sua embarcação foi encontrada à deriva na quarta-feira, 25, em Ponta Grossa, Porto Alegre, com os pertences e telefone celular.

Depois de buscas por terra e água, o corpo de Deczuta foi localizado no final da tarde de sexta-feira, 27, na praia de Areias Brancas, município de Barra do Ribeiro. Não havia marcas de violência no corpo. Uma das hipóteses para a morte é que o pescador tenha tido um mal súbito.



Polícia Civil amplia possibilidade de registros pela Delegacia Online

O registro de uma ocorrência policial para “outros fatos criminais em geral” é a nova ferramenta disponibilizada pela Delegacia Online da Polícia Civil do RS. A fim de prevenir o crescimento de casos do coronavírus, evitando a circulação e o contato de pessoas, a Instituição passa a registrar nos plantões de suas delegacias apenas casos que demandem a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica.


Além da nova ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29 fatos criminais específicos que já existiam na página e permanecem disponíveis para registro.



Como Registrar

1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone.


2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.


3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.


4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).


5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.


6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de arquivo pdf. O documento tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.



Atendimento nas Delegacias

Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial não ficarão desassistidos. Todos serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo Órgão, tão logo cheguem a uma delegacia. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor, deverá ser adotada uma distância mínima de 1,5 metro para atendimento.

O alerta, no entanto, é para atendimento de quem apresentar sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc.), que ficará condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar entrada simultânea ou aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.



Fonte: Polícia Civil do RS

Publicado em 27/3/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados