Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

22/02/2019 - 16h19min

Polícia

Preso em Guaíba homem violento que esfaqueou a ex-companheira

Compartilhar no Facebook

No início da madrugada do domingo, 17, a Polícia de Guaíba foi acionada para atender mais um caso de agressão contra mulher. Policiais civis da DP local prenderam um homem de 31 anos por tentativa de feminicídio. O indivíduo entrou na casa da sua ex-companheira, de 20 anos, e desferiu pelo menos cinco facadas no abdômen, peito e antebraço dela.

De acordo com o delegado Luis Firmino, a vítima já havia sido ameaçada naquele mesmo dia pelo preso, que tem contra si medidas protetivas da Lei Maria da Penha. “Ele já havia sido indiciado por violência contra a mulher em 2016. As investigações começaram poucas horas após o crime. A vítima não morreu porque recebeu pronto e eficiente socorro no PA de Guaíba e após foi transferida para Porto Alegre”, relatou o delegado.

O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza, destacou que os casos de feminicídio estão recebendo atenção especial da Polícia Civil. Ele disse que, graças à atuação rápida da DP de Guaíba, foi possível prender o agressor em menos de 72 horas após o fato. Souza enfatizou que as denúncias são fundamentais para punir os agressores. “É preciso ter tolerância zero com agressões no contexto da violência doméstica”, concluiu o delegado.


Outros Casos de Violência Doméstica

Em duas ações realizadas no dia 15, a Polícia Civil de Charqueadas cumpriu dois mandados de prisão expedidos contra homens que praticaram violência doméstica contra suas companheiras.

No primeiro caso, foi cumprido mandado de prisão de sentença definitiva expedido contra um indivíduo de 28 anos de idade, em virtude de condenações por crimes envolvendo violência doméstica praticados no ano passado.

Já no segundo, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem de 30 anos de idade. Este possui diversos antecedentes criminais envolvendo violência doméstica. No mês de janeiro, ele descumpriu as medidas protetivas de urgência e voltou a ameaçar a ex-companheira.

Segundo o delegado Marco Schalmes, no mês de janeiro deste ano, houve um aumento substancial no registro de ocorrências envolvendo violência doméstica em Charqueadas, comparando com os meses anteriores, o que demanda uma atenção especial por parte das autoridades.

No dia 19, policiais da DP de Eldorado do Sul cumpriram mandado de prisão preventiva por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher em desfavor de um indivíduo de 29 anos.

Segundo o delegado Rodrigo Caldas, as investigações continuam. Ele disse que os crimes contra mulheres possuem especial atenção da Polícia Civil, havendo, inclusive, cartório especializado na Delegacia de Eldorado do Sul para apuração de crimes que envolvam a Lei Maria da Penha.


Aterrorizava a Mulher e a Filha

A Polícia Civil, através da DP de Eldorado do Sul, prendeu em flagrante, na manhã de quinta-feira, 21, um homem de 57 anos pelos crimes de constrangimento ilegal, ameaça, injúria, violação de domicílio, desacato e pela contravenção penal de vias de fato. A prisão ocorreu por meio de denúncia da filha e da ex-companheira, que estavam sendo aterrorizadas com o comportamento do preso.

Segundo o delegado Rodrigo Caldas, o indivíduo demonstrou desprezo pela proteção à mulher. “De acordo com o relato das vítimas, elas sofriam as agressões e os demais crimes há anos e de forma rotineira. Uma outra situação ainda será apurada, e, se confirmada, é grave no sentido que o preso tiraria fotos de sua filha e de sua ex-companheira nuas. Ressalta-se que a filha do indiciado tem apenas dezessete anos”, contou o delegado.


.

Governo do RS anuncia pacote de medidas para o Sistema Prisional

O vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou, na manhã de quinta-feira, 21, um pacote de enfrentamento a problemas ocorridos no Sistema Prisional.

Entre as medidas acertadas com o Judiciário: transferência de 350 apenados de Porto Alegre para presídios no Interior do Estado; criação de vagas no Sistema Prisional (Bento Gonçalves, com 416 vagas, em abril deste ano), no segundo semestre, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul será aberta, com mais 600 vagas; e parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para dar continuidade à construção do Presídio de Guaíba (672 vagas), que está paralisada desde 2017, com cerca de 50% da obra concluída.

Faz parte do pacote, também, acordo de cooperação técnica e doação de equipamentos do Depen. Para coibir fugas em presídios, a Susepe anunciou que serão substituídos alguns delegados regionais penitenciários. Além disso, para o mês de abril, está prevista a formatura de 127 agentes penitenciários, atualmente em curso de formação. Eles deverão integrar as equipes das novas casas prisionais.

De acordo com o Governo, a Susepe realiza uma avaliação técnica das estruturas de todas as casas prisionais, em especial as que tiveram fugas neste ano.


.

Manifestação de Motoboys

Na tarde de sábado, 16, um grupo de motoboys de Guaíba realizou manifestação pedindo respeito no trânsito em relação aos profissionais que trabalham com motocicletas. Eles percorreram as principais vias da cidade com faixas lembrando colegas que perderam a vida durante o trabalho.


Transporte Irregular de Crianças

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança de Guaíba realizou uma operação, na manhã de quinta-feira, 21, com fiscalização de vans escolares no entorno do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim.

De acordo com a Prefeitura, oito vans foram abordadas e duas delas apresentavam diversas irregularidades. Uma estava com vistoria do DAER, carroceria, tacógrafo e licença da Prefeitura vencidos. A outra sequer está cadastrada para transporte escolar, conforme exige a legislação. O veículo apresentava vários problemas: pneu "careca", porta traseira amarrada com uma corda e a motorista não portava a carteira de habilitação. E, ainda, transportava as crianças, de 3 a 7 anos, sem medidas de segurança exigidas, como as cadeirinhas.

Seis agentes de trânsito participaram da ação, que será estendida para outras escolas e também ao transporte coletivo. O Município tem 52 vans escolares cadastradas e regularizadas.

A Prefeitura alerta os pais e responsáveis pelos estudantes para que se informem na Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o serviço de transporte escolar antes de contratá-lo.



Videomonitoramento inédito está sendo instalado em Butiá

Está sendo implantado em Butiá um Centro de Operação de Videomonitoramento. O projeto é de autoria do Executivo Municipal e visa auxiliar a Brigada Militar e a Polícia Civil no trabalho da segurança pública. O ato de apresentação ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores no dia 13.

Inicialmente, o sistema contará com 20 câmeras, sendo que 17 já estão instaladas em prédios públicos. Além disso, mais dez equipamentos, incluindo quatro speed domer (com alcance de 360 graus) serão adquiridos e colocados em pontos estratégicos, conforme análise das autoridades policiais.

Segundo a Prefeitura, o sistema implantado em Butiá é considerado pioneiro na Região Carbonífera e no Vale do Rio Pardo. As câmeras de segurança podem identificar placas de veículos, alertar sobre atividade suspeitas e também apontar indivíduos suspeitos por meio das características físicas ou até mesmo por detalhes da roupa. Contudo, o que mais chama a atenção é garantia da segurança das imagens, já que elas são armazenadas na “nuvem” do servidor. Com isso, mesmo que o equipamento seja roubado ou danificado, as gravações poderão ser resgatadas.

DIVULGAÇÃO/PC


Publicado em 23/2/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados