Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

18/12/2017 - 14h52min

Polícia

Guaíba integra rede de informações no combate à criminalidade no RS

Compartilhar no Facebook

Estado e municípios unem forças e informações por meio do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM-RS). A cooperação, com troca de informações, torna mais eficaz o combate à criminalidade.

Guaíba aderiu ao SIM-RS em ato no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na quarta-feira, 13, quando o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel, assinou o termo de adesão, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (foto). Outras 173 prefeituras integram o Sistema.

O SIM/RS, lançado em abril deste ano, é coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. A troca de informações entre os órgãos é feita com base em compartilhamento de bancos de dados e abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa deverá contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e com operações de médio e grande porte.

A parceria fortalece os setores de inteligência dos órgãos envolvidos, uma vez que estão interligados ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nos municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria especial sobre o problema da violência doméstica em Guaíba. De acordo com estatísticas da Delegacia de Polícia local, mais de seiscentas mulheres são agredidas por ano no Município.

A escrivã Marília Cavalar, que atende no Posto da Mulher na DP, ressaltou a importância de Guaíba dispor de um posto para atender exames de lesão corporal, visando facilitar o atendimento às vítimas e agilizar o andamento dos processos. Atualmente, as mulheres agredidas são obrigadas a fazerem o exame de lesão no DML em Porto Alegre.

O que diz o secretário Municipal de Saúde

Diante do problema, a Gazeta questionou o secretário Municipal de Saúde, Itamar Costa, sobre a possibilidade de instalação de um posto para o referido atendimento em Guaíba pelo menos uma vez por semana.

Itamar explicou que esta é uma atribuição específica do Estado. Ele disse que Guaíba já teve um médico credenciado para este tipo de exame, com Portaria do Estado. No entanto, com o falecimento do médico, a Cidade ficou sem outro profissional.

O secretário se mostrou aberto para retomar a parceria, mas para isso é preciso que o Estado conceda Portaria para um médico do Município, sendo que a iniciativa da solicitação deve partir da Polícia Civil.

O que diz o Delegado

O delegado Thiago Fraga informou que a Polícia Civil e o Ministério Público já vêm realizando tratativas para reativar o serviço em Guaíba.

Atendimento no Município

A Prefeitura dispõe de atendimento para atender casos urgentes de proteção às vítimas de agressão e ameaça. Os casos devem ser encaminhados pela Polícia Civil à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Furtou em loja e se deu mal

Em nota, a Brigada Militar de Guaíba informou que, na segunda-feira, 11, por volta das 16h15, uma guarnição do 31º BPM estava em patrulhamento no Centro de Guaíba quando recebeu informações de populares sobre dois indivíduos que haviam efetuado furto em uma loja. Na Rua Salvador Martins, Centro, os policiais militares abordaram, revistaram e identificaram dois indivíduos, os quais estavam de posse de uma porção de maconha e uma calça furtada de uma loja na Rua São José. A guarnição conduziu os indivíduos à Delegacia de Polícia.

Preso com Pistola e Munição

No domingo, 10, por volta das 11 horas, uma guarnição da Brigada Militar de Guaíba realizava patrulhamento na Rua 13, Bairro São Jorge, em Guaíba, quando abordou um suspeito de 29 anos. Após busca pessoal, foi localizada uma pistola marca Taurus, calibre 9mm, com 17 munições. O indivíduo foi conduzido à DP.

Dono de oficina mecânica é preso por crime ambiental em Eldorado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), no dia 8, prendeu em flagrante um homem por crime ambiental em Eldorado do Sul.

Segundo o delegado Sander Ribas Cajal, ao realizarem vistoria em uma oficina mecânica, os policiais constataram o uso e o armazenamento de produtos e substâncias potencialmente tóxicos ou perigosos em desconformidade com as exigências legais.

Arrombamento no Jardim dos Lagos

Mulher de 48 anos chegou em casa, na Rua Mário Quintana, Bairro Jardim dos Lagos, por volta das 20h30 do dia 29 de novembro, e observou que a porta da frente estava aberta, sem o miolo da fechadura. Quando entrou, percebeu que haviam levado a sua TV de 42 polegadas, um notebook, relógio e alguns anéis.

Assalto com Agressão à Vítima

Um jovem de 17 anos chegava em casa, na Rua X2, no Bairro Colina, quando foi assaltado. O ataque aconteceu por volta das 22h20. Um Prisma preto se aproximou, com quatro indivíduos; imediatamente um homem armado saiu do carro e anunciou o assalto, agredindo a vítima com coronhadas na cabeça e chutes. O bandido, que tinha uma tatuagem no lado direito do pescoço, exigiu que o jovem entregasse a jaqueta e o celular. Após o ataque do tatuado, os três comparsas desceram do carro e concluíram o roubo.

Existem câmeras de vigilância em um mercado próximo que pode ajudar a Polícia nas investigações.

Levaram o carro e deixaram o motorista em Porto Alegre

Um senhor de 65 anos mexia no porta-malas de seu carro, um Chevrolet Cobalt prata, na frente de casa, no Centro de Eldorado do Sul, quando foi atacado. O assalto aconteceu no domingo, 10, às 19h30.

Três indivíduos magros, usando bonés, chegaram de repente, anunciaram o assalto e saíram com o carro, levando a vítima, que foi agredida. Os bandidos seguiram para Porto Alegre e deixaram o proprietário do veículo na Avenida Farrapos. Junto com o carro, os assaltantes levaram documentos que estavam no Cobalt.

Prisões no Município de Camaquã

Mais de 20 Roubos no Estado

Agentes da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prenderam preventivamente, na segunda-feira, 11, um homem de 35 anos, no Interior de Camaquã, que estava foragido por roubos de cargas.

Segundo o delegado Adriano Nonnenmacher, após investigações da especializada e várias diligências realizadas, o suspeito foi localizado. “Ele é um assaltante de alta periculosidade, foi reconhecido em cinco roubos e é suspeito de outras 20 ações no Estado. Contra ele havia mandado de prisão preventiva”, complementou o delegado.

O delegado Sander Cajal, diretor de Investigações do Deic, disse que esta foi uma prisão de extrema importância, decorrente de investigação qualificada da especializada.

Roubo e Tentativa de Estupro

Na quinta-feira, 14, a Polícia Civil, por meio de agentes da DP Camaquã, prendeu, no Bairro Ouro Verde, suspeito de assalto e tentativa de estupro. O crime ocorreu há cerca de uma semana.

Assaltaram Residência

A Polícia Civil de Camaquã prendeu na manhã dessa sexta-feira, 15, dois homens suspeitos de roubo a uma residência. Os indivíduos, de 33 e 21 anos, foram presos no Bairro Getúlio Vargas.

De acordo com a delegada Vivian Sander Duarte, o crime teria ocorrido em novembro deste ano, na localidade de Pacheca, no Interior de Camaquã. “Na ocasião, quatro homens, encapuzados e armados, invadiram a residência da vítima, que foi lesionada com várias coronhadas na cabeça, e roubaram armas, uma camionete Hilux, uma motocicleta e diversos objetos da casa”, contou a delegada.

Publicado em 16/12/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados