Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

11/12/2017 - 15h13min

Polícia

Centenas de mulheres são agredidas todos os anos em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Por Leandro André

Todas as semanas, são registrados casos de violência contra mulheres na Delegacia de Polícia em Guaíba.
Diante desta dura realidade, a Gazeta Centro-Sul entrevistou a escrivã Marília Cavalar (foto), que atua no Posto da Mulher na DP local, junto com o escrivão Geneson Júnior.

Em 2016, foram registradas 621 ocorrências de violência contra mulheres (Lei Maria da Penha) na Delegacia de Polícia do Município, sendo solicitadas 554 medidas protetivas - quando a Polícia Civil solicita ao Judiciário o deferimento de medidas de afastamento ou prisão preventiva do agressor, visando a proteção da mulher ameaçada ou agredida. Neste ano, até novembro, foram registrados 593 casos e solicitadas 522 medidas protetivas. Somente no mês de novembro, a Civil representou por onze prisões preventivas. Na manhã dessa sexta-feira, 8, mais um agressor foi preso preventivamente.

Marília explicou que, se houver constrangimento na hora de fazer o registro na DP, a vítima pode solicitar um atendimento reservado no Posto da Mulher. Não há garantias de que o atendimento seja feito por policial mulher, mas a escrivã ressaltou que todos os agentes são treinados para prestarem atendimento profissional, independente de gênero.

Vítimas de ameaças constantes pelos maridos ou companheiros também podem pedir orientações no Posto da Mulher. O telefone da DP de Guaíba é 3401.7100.

“É importante o registro da ocorrência; é preciso passar por cima da vergonha, não se importar com que os outros vão pensar. Existe lei que protege a mulher que está sofrendo”, destacou Marília Cavalar.

Exame de Lesão Corporal

Após o registro da agressão na Delegacia, a vítima tem de se deslocar ao DML, em Porto Alegre, para fazer o exame de lesão corporal, cujo laudo se configura como prova no processo judicial. No entanto, como há muitas mulheres humildes, com poucos recursos, este deslocamento pode se tornar caro e até mesmo uma grande barreira. Sendo assim, a escrivã salienta sobre a importância de Guaíba disponibilizar, pelo menos em um dia na semana, um posto médico para as vítimas de violência doméstica realizarem os exames físicos.

Lei Maria da Penha

Denominação popular da Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos e familiares praticados contra mulheres, que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

No Brasil, segundo dados da Secretaria de Política para Mulheres, uma a cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. Cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Lei Municipal

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, sancionou, essa semana, a Lei Municipal proposta pelo vereador Campeão Vargas, que determina aos estabelecimentos de atendimento ao público do Município a obrigação de colocarem placas com o número do Disque Violência Contra a Mulher – 180 – em locais de fácil visualização.

As placas devem ser confeccionadas respeitando determinados padrões de tamanho e material, conforme detalhamento da Lei. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia.

Carne sem procedência, produtos vencidos e falsificação em Camaquã

A Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa (DPPA), de Camaquã, deflagrou a Operação Consumo Seguro, com apoio da Vigilância Sanitária, na segunda-feira, 4. Um estabelecimento comercial da Cidade, localizado no Bairro Ouro Verde, foi vistoriado. De acordo com nota publicada pela Polícia Civil, no local foram apreendidos aproximadamente 20 quilos de carne sem procedência; 56 produtos com validade vencida e 77 DVDs falsificados.

Assalto a Joalheria no Centro de Guaíba

Na manhã de quarta-feira, 6, assim que uma joalheria no Centro de Guaíba abriu as portas para mais um dia de trabalho, chegaram três indivíduos se passando por clientes. Um deles ficou na rua e os outros dois entraram. Eles perguntaram se havia anéis de formatura e, durante o atendimento, usando um revólver, anunciaram o assalto.

Após roubarem joias do estabelecimento, os assaltantes fugiram sem deixar suspeitas na rua.

Operação Papai Noel

A Brigada Militar de Guaíba realizou o lançamento da Operação Papai Noel durante encontro com representantes dos lojistas na manhã de segunda-feira, 4, no Quartel do CRPO Centro-Sul. A Operação está intensificando o policiamento ostensivo nos pontos de maior concentração de lojas, visando dar mais segurança ao comércio local e à população neste período do ano de grande movimento de compras de Natal.

Arrombamentos na madrugada enquanto moradores dormiam

Essa semana, aconteceram dois arrombamentos de casas durante a madrugada em Guaíba. As invasões, uma no Centro e outra no Loteamento Fátima, aconteceram enquanto os moradores dormiam nas residências. Em um dos casos, morador despertou e com o barulho os ladrões fugiram; no outro, os moradores só perceberam que a casa havia sido invadida de manhã, quando despertaram e viram a casa bagunçada e alguns objetos furtados.
Ninguém ficou ferido.

Os arrombamentos revelam a ousadia dos bandidos e fica o alerta à população, principalmente neste período do ano que antecede as férias de verão, quando muitas pessoas viajam, deixando suas residências vazias.

Suspeitos de estupro são presos na Região

Na manhã de quarta-feira, 6, a Polícia Civil de Camaquã prendeu um foragido que tinha mandado de prisão condenatória por estupro e outros crimes. A prisão aconteceu na Rua João Brandão, no Bairro São José, em Camaquã.

Na tarde do mesmo dia, agentes da Polícia Civil de Tapes prenderam preventivamente um suspeito de estupro de vulnerável naquele Município. De acordo com nota da Civil, o homem é acusado de abusar de três irmãs, de 10,13 e 15 anos. Além disso, as investigações comprovaram que ele ainda abusou de uma das tias das vítimas, atualmente maior de idade, durante a infância.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 9/12/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados