Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

16/10/2017 - 11h28min

Polícia

Tiroteios e Homicídios no Bairro Vila Nova em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Nos últimos meses, uma onda de violência vem assustando os moradores dos bairros Vila Nova e Coronel Nassuca em Guaíba. Uma disputa entre duas facções rivais pelo tráfico de drogas tem gerado constantes tiroteios naquela região da Cidade. Chegou a ser divulgado pelas redes sociais que traficantes teriam dado ordem de recolher à noite para a população. No entanto, em recente entrevista à Gazeta Centro-Sul, a tenente coronel Bianca Burger, comandante do 31º BPM, admitiu a existência de rixa entre traficantes, mas garantiu que não houve toque de recolher.

Em setembro, aconteceu um homicídio e uma tentativa de homicídio naquela região da Cidade, mas a delegada Sabrina Dóris Teixeira descartou a relação com o tráfico de drogas.

Independente das versões oficiais da BM e da Polícia Civil, a comunidade faz constantes relatos à Redação da Gazeta Centro-Sul sobre tiroteios que acontecem nos referidos bairros, mas pedem sigilo, pois temem por represálias.

Tiros e um Corpo no Chão

No final da tarde de segunda-feira, 9, aconteceu um grande tiroteio no Bairro Vila Nova, resultando em morte e feridos. Pessoas que caminhavam no local tiveram de se esconder às pressas. As aulas do noturno da Escola Estadual Frederico Linck, que fica nas proximidades, foram suspensas.

De acordo com a Brigada Militar, por volta das 18 horas, uma guarnição se deslocou até a Rua General Neto, esquina com a Rua Maneca Paiva, no Bairro Vila Nova, para atender ocorrência em que havia três indivíduos feridos por disparos de arma de fogo. No local, os PMs encontraram o corpo de William Lucas dos Santos, de 22 anos, sem vida, caído em via pública.
Segundo a BM, o morto tinha passagens pela Polícia, envolvendo acusações de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, entre outras.

Foram socorridos pelo SAMU um homem de 40 anos, ferido à bala, no peito e no braço direito, e uma mulher de 51 anos, com ferimento de tiro na perna.

Populares informaram que indivíduos em um New Fiesta, cor branca, com rodas pretas, efetuaram os disparos contra as vítimas e fugiram, tomando rumo ignorado.

Seguem as investigações sobre o caso, bem como o monitoramento policial na região.

Assaltaram joalheria em Barra do Ribeiro e se deram mal

Por volta das 11h50 de segunda-feira, 9, a Brigada Militar de Barra do Ribeiro foi comunicada de que havia acontecido um assalto na Joalheria Madri, localizada no Centro da Cidade. Imediatamente, policiais que patrulhavam o Bairro Pavão se deslocaram em direção a RS 709, quando perceberam que passava o Fiat Pálio descrito como o veículo utilizado no assalto. Foi iniciada a perseguição, em alta velocidade, pela Estrada do Caburé, quando o carro dos bandidos caiu em um valo.

De acordo com a BM, após o acidente, iniciou um intenso tiroteio entre os dois PMs e os cinco assaltantes. Os policiais conseguiram atingir três dos bandidos, que usavam coletes à prova de bala. No confronto, um homem que usava identidade falsa morreu. Dois suspeitos foram presos, um de 36 anos de idade e outro de 49 anos, este último portando uma arma calibre 12, ambos com passagens pela Polícia. Dois conseguiram fugir.

A Brigada Militar informou que foi encontrado junto ao corpo do que estava com a identidade falsa uma Pistola Glock transformada, com tambor circular, usado para dar rajadas.

Além das prisões, foram apreendidos uma arma calibre 12; duas pistolas; dois carregadores de .40; um carregador caracol Glock para rajadas; cinco coletes à prova de balas; toucas ninja; dois rádios comunicadores na frequência da Brigada; e 117 munições.

O veículo Fiat Pálio usado no crime estava clonado, proveniente de roubo em Caxias do Sul.

PMs demonstraram técnica apurada

O comandante da Brigada Militar de Barra do Ribeiro, Tenente Palhares, ressaltou o trabalho dos PMs, que mesmo em menor número – cinco bandidos fortemente armados contra dois policiais – souberam usar a técnica em perseguição com carro menos potente e ter sucesso na operação em cumprimento do dever.

Presos com Drogas e Revólver

A Patamo do 31º BPM, seguindo informações do Setor de Inteligência do 31º BPM, se deslocou até a Rua Criciúma, Bairro São Francisco, por volta das 18 horas, no sábado, 7, a fim de averiguar uma denúncia sobre tráfico de drogas. No local, os PMs abordaram dois jovens em frente a uma residência, um de 17 anos de idade e o outro de 19. Após revista pessoal e na casa, foram localizados seis tijolos médios de maconha, duas buchas médias de cocaína, 40 comprimidos de Ecstasy, um revólver Taurus Calibre 32 municiado e R$ 889,00 em espécie. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Guaíba.

Segue a Greve da Polícia Civil do RS

No dia 5, os policiais civis do RS entraram em greve por conta dos atrasos de salário. A greve se mantém, sendo que somente as ocorrências de crimes graves estão sendo atendidas, como casos de homicídio, estupro e envolvimento com crianças e adolescentes. Registros sem violência podem ser feitos por meio da Delegacia On Line na internet.

Com a promessa de pagamento integral dos salários no próximo dia 17, a expectativa é de que a greve termine e os atendimentos nas DPs voltem ao normal.

Assalto a Banco em Tapes

Uma quadrilha fortemente armada com fuzil e pistolas invadiu uma agência do Banco do Brasil em Tapes, na manhã de terça-feira, 10. Os bandidos renderam funcionários e clientes para praticar o assalto e fugiram em seguida em um Chevrolet Prisma vermelho. Não foi divulgada a quantia de dinheiro roubado e ninguém foi preso.

Pancadaria Juvenil na Beira

Na madrugada do domingo, 8, um grupo grande de jovens se encontrou na Avenida João Pessoa (Beira), próximo à Rua São José, no Centro de Guaíba. Por volta das 4 horas, iniciou uma pancadaria generalizada no meio da rua. Jovens se agrediam a socos e pontapés enquanto algumas meninas gritavam na volta e gravavam as brigas com celulares.

Dois rapazes pegaram pedaços de madeira de cavaletes que sinalizavam a via, no Largo José Cláudio Machado, e começaram a usá-los como armas. Pelo menos um jovem ficou bastante ferido, depois de receber pauladas e pontapés de um grupo rival enquanto estava caído. O rapaz não conseguia caminhar e teve de ser socorrido, levado de carro por amigos.

Vizinhos assustados com a violência ligavam insistentemente para a Brigada Militar, solicitando a intervenção policial, mas não houve qualquer atendimento pessoal. Uma mensagem gravada anunciava que estavam em atendimento naquele momento.

Os baderneiros correram pela Rua São José, passando em frente ao Quartel do CRPO CS da Brigada Militar. A ação durou cerca de trinta minutos e nenhuma viatura apareceu.

Assaltava Ônibus em Série

No dia 6 de outubro, policiais da DP de Guaíba prenderam preventivamente um homem por crimes de roubo ao transporte coletivo em Guaíba. Segundo o delegado Thiago Fraga, o indivíduo realizou quatro assaltos, sendo três deles cometidos no intervalo de 26 horas.

Publicado em 14/10/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados