Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

31/07/2017 - 09h53min

Polícia

A Maior Operação da História do RS

Compartilhar no Facebook

A Secretaria de Segurança Pública do Estado destaca que dia 28 de julho de 2017 entrará para a história do Rio Grande do Sul como a data em que aconteceu a maior operação integrada já realizada em solo gaúcho. Mais de três mil homens, de 20 instituições, foram mobilizados para a execução da Operação Pulso Firme, que culminou com a transferência de 27 presos de alta periculosidade para as unidades penitenciárias federais de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).

Os trabalhos iniciaram há cinco meses, sob a coordenação do secretário Cezar Schirmer. Os presos transferidos representam as principais lideranças do crime organizado no RS. Somadas, suas penas ultrapassam 1.200 anos de reclusão. “Um marco histórico que ilustra a capacidade técnica de todos os envolvidos. A Operação Pulso Firme comprova que a integração é caminho para atingirmos os nossos objetivos”, destacou Schirmer. O secretário salientou, também, a importância da participação do Poder Judiciário e do Ministério Público para a iniciativa.

Os apenados foram selecionados em um trabalho conjunto da SSP e de setores de inteligência dos órgãos de segurança estaduais e federais. O número de indivíduos a serem transferidos não foi fixado. Existem outros nomes que, embora não tenham sido encaminhados ao sistema prisional federal, em um futuro próximo poderão ter o mesmo destino.

O comboio recebeu suporte de diversas instituições. policiais civis e militares, integrantes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) e do Corpo de Bombeiros garantiram a segurança durante todo o trajeto. O transporte dos presos foi monitorado através de imagens transmitidas pela internet, captadas por câmeras instaladas em viaturas.

Em Canoas, os presos passaram por exames médicos realizados pelo Instituto-Geral de Perícias. Após o procedimento, a custódia foi então repassada a agentes do Departamento Penitenciário Nacional, que utilizou um avião da Força Aérea Brasileira para conduzir os detentos às unidades federais de destino.

Triplo Homicídio e Tráfico no Bairro Colina

A Polícia Civil e a Brigada Militar têm realizado prisões praticamente todos os dias de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, mas os homicídios e execuções em decorrência do tráfico seguem em Guaíba e Região como se não houvesse repressão.

Na madrugada do domingo, 23, três homens foram mortos em uma casa na Rua X-17, no Bairro Moradas da Colina, em Guaíba. As vítimas tinham 17, 31 e 37 anos de idade. A Polícia acredita que o triplo homicídio tenha ligação com o tráfico de drogas, tendo em vista que o local estaria sendo usado como uma “boca de fumo”.

A porta da casa foi arrombada e no interior foram encontradas diversas cápsulas de pistolas .40 e 9 mm, o que sugere mais de um atirador. Foram apreendidos cinco celulares, uma pequena quantidade de maconha e de dinheiro.

No Mesmo Endereço

Na quarta-feira, 26, três dias após o triplo homicídio, a BM recebeu denúncias de que indivíduos teriam se instalado na mesma casa onde aconteceram as mortes no domingo e estavam continuando o comércio de drogas. De acordo com a Brigada Militar, quando a guarnição chegou no local, três indivíduos fugiram pelos fundos e não foram localizados. Eles deixaram dentro da residência uma mochila com aproximadamente 14kg de maconha.

Menor Executado

Um jovem de 17 anos foi encontrado morto dentro de uma casa, no Bairro Bom Fim, em Guaíba, com diversos ferimentos de tiros na cabeça. O crime aconteceu na terça-feira, 25. No entorno do corpo, muitos estojos de munição. Testemunhas disseram que pelo menos quatro indivíduos arrombaram a casa e teriam se anunciado como policiais.

O carro era roubado

No domingo, 23, por volta de 1h20, durante patrulhamento, o POE do 31º BPM abordou um veículo Jetta branco, placas de Bento Gonçalves, na Avenida Nestor de Moura Jardim, Bairro Fátima, em Guaíba. O carro estava sendo conduzido por um indivíduo de 24 anos.

Após averiguação, foi constatado que o número do chassi pertencia a outro veículo, e, em consulta ao sistema informatizado, os PMs foram informados que o Jetta estava clonado e que se encontrava na situação de roubado. O veículo foi recuperado, e o indivíduo, preso e conduzido à Delegacia de Polícia.

Escola de Soldados

Na quarta-feira, 26, o comandante do CRPO CS, Coronel Quadros, recebeu a visita do prefeito de Guaíba, José Sperotto, e da delegada de Polícia, Sabrina Dóris Teixeira, entre outras autoridades, na Escola de Guaíba onde acontece o curso de formação de 238 soldados e estão instalados os alojamentos.

Na oportunidade, Sperotto reforçou o pleito para que boa parte dos soldados fique no Município. Ainda não há definição do número exato do efetivo que permanecerá na Cidade após a formatura, programada para fevereiro de 2018.

Foto: Rodrigo Ziebell

Publicado em 29/7/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados