Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

08/05/2017 - 10h27min

Polícia

Presos os responsáveis pelo “Golpe do Cartão”

Compartilhar no Facebook

.

Na manhã de quarta-feira, 3, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Privilege” em combate aos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. Oito pessoas envolvidas em esquema fraudulento foram presas, durante o cumprimento de 22 mandados judiciais na Capital, Região Metropolitana de Porto Alegre e no Estado de São Paulo.

De acordo com o delegado Hilton Müller, o grupo criminoso seria responsável por aplicar golpes via telefone em clientes de cartões de crédito. Em posse dos dados pessoais da vítima, um indivíduo se identificava como funcionário da central de segurança dos cartões e informava uma compra não usual com o cartão do cliente. Ao informar que não realizara aquela compra, o cliente era orientado a seguir instruções de segurança que consistiam em digitar a senha do cartão no teclado do telefone, cortar o cartão sem danificar o chip e escrever uma carta de próprio punho. Posteriormente, cartão e carta deveriam ser entregues em um envelope a um agente de segurança que ia até a casa da vítima.

Após esse trâmite, a vítima entregava o cartão com o chip intacto que era utilizado em um novo cartão confeccionado pelo bando criminoso e utilizado em compras, serviços, saques e empréstimos. Entre as 29 vítimas até o momento identificadas, estima-se um prejuízo aproximado de R$ 420 mil. “Uma única vítima teve o prejuízo de quase R$ 50 mil, entre compras e empréstimos”, comentou o delegado Thiago Baldin, responsável pelas diligências em Porto Alegre.

Em cinco meses de investigação, foram identificados onze integrantes e apurado que o grupo possuía um núcleo situado em São Paulo, local de onde eram realizadas as ligações telefônicas para as vítimas e que integrantes do grupo se deslocavam de São Paulo a Porto Alegre para realizar compras e saques. Em Porto Alegre, o responsável pela logística do golpe na Cidade e a pessoa responsável por repassar ao grupo as informações e dados privilegiados das vítimas também foram identificados e presos na ação.

Assaltos em série para roubar telefones celulares

São frequentes os assaltos nas ruas de Guaíba a qualquer hora do dia ou da noite. O objetivo dos ladrões é roubar telefones celulares. Isso acontece porque o comércio clandestino dos aparelhos é cada vez maior.

No dia 29 de abril (sábado), passados 15 minutos do meio-dia, um jovem de 16 anos caminhava próximo à fábrica Santer, na Zona Sul da Cidade, quando quatro bandidos (três homens e uma mulher), em um Vectra prata, o abordaram e roubaram seu celular e mochila com roupas. Um dos assaltantes ameaçou a vítima com uma pistola .40.

No mesmo dia, às 18h55, uma mulher de 22 anos caminhava na Rua Avelino Ávila de Oliveira, na área central de Guaíba, quando um homem saiu de um Palio branco e lhe abordou com uma faca, anunciando o assalto. O bandido levou sua bolsa onde havia celular, documentos e cartões de bancos e lojas, além de pertences pessoais. A vítima disse que o assaltante era magro, baixo e aparentava ter 20 anos. Contou na DP que havia um comparsa no carro.

No dia 30 de abril (domingo), foram registrados mais quatro assaltos a pedestres em Guaíba. O primeiro aconteceu às 5h30, na Avenida Nestor de Moura Jardim. De acordo com BO na Delegacia de Polícia local, um jovem de 21 anos contou que estava próximo a um Posto de Combustíveis, quando foi atacado por dois indivíduos, um deles armado de revólver. Os bandidos exigiram que entregasse seu telefone celular. Após o roubo, foram embora a pé.

Mulher de 45 anos caminhava na Rua João Arnaldo Ganzales, Bairro Santa Rita (Cohab), às 5h50, quando quatro elementos surgiram de repente, um deles armado de revólver, e anunciaram o assalto, levando sua bolsa onde estava seu aparelho celular e documentos. A vítima disse na DP que o bandido armado era magro e aparentava ter 20 anos de idade.

Dez minutos mais tarde, uma mulher de 43 anos estava em um ponto de ônibus na Rua Oscar Linck, Bairro Colina, quando dois homens chegaram em um Fiat Uno prata; um deles armado de revólver colocou a arma em seu pescoço e mandou que entregasse a bolsa, onde havia telefone celular, documentos e pequena quantia em dinheiro. A vítima descreveu o assaltante como moreno e magro, seu comparsa era branco e magro, ambos usavam capuz. Ela contou que havia outra mulher na parada e que a mesma também teve sua bolsa roubada.

Às 6h10, uma mulher de 43 anos e seu filho de 25 anos foram roubados na parada de ônibus, ao lado do Centro Popular de Compras, na Avenida João Pessoa, no Centro. Três indivíduos chegaram em um Fiat Uno cor prata (provavelmente o mesmo do assalto anterior), dois desceram, um deles armado de pistola, e roubaram as mochilas com telefones celulares, documentos e cartões.

Desmanche no Jardim dos Lagos

Em nota, a Brigada Militar de Guaíba informou que, na quarta-feira, 3, após denúncia anônima de que havia um indivíduo foragido em um desmanche localizado no Bairro Jardim dos Lagos, PMs localizaram o homem e encontraram, também, uma carga de vidro, que teria sido furtada, bem como a carcaça de um caminhão sem procedência. Segundo a BM, o homem foi encaminhado à DP.

Tentativa de Homicídio

Um homem de 53 anos levou um tiro no ombro em uma casa na Rua São Geraldo, Bairro Ermo. A Brigada Militar foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima baleada; o SAMU levou o ferido para o hospital. Segundo registro na DP, a vítima contou para os PMs que um homem desconhecido bateu na porta às 11h12, perguntando pelo seu sócio, que não se encontrava. Em seguida, mandou que ele se deitasse no chão e disparou, atingindo seu ombro esquerdo. Após o tiro, o desconhecido se retirou do local.

De acordo com o BO, não há testemunhas do ataque, mas a Polícia tenta identificar o autor do disparo com imagens da câmera de segurança de um estabelecimento comercial.

FOTO: Divulgação/PC

Publicado em 6/5/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados