Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

23/01/2017 - 20h15min

Polícia

Segurança Pública

Compartilhar no Facebook

Prefeito Sperotto pede atenção do Governo do Estado.

Um município com cem mil habitantes e altos índices de violência, devido ao tráfico e uso de drogas por jovens, conta com apenas uma Delegacia de Polícia em um prédio caindo aos pedaços, que não atende flagrantes à noite. Esta realidade de Guaíba levou o prefeito José Sperotto a reivindicar atenção especial do Governo do Estado.

No dia 13 de janeiro, Sperotto e o secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel, se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. O prefeito de Guaíba fez um relato sobre a difícil situação da única Delegacia do Município e pediu mais atenção do Governo do Estado.

A construção da nova DP local, próxima ao Forum da Cidade, está paralisada devido a interrupção do repasse de dinheiro à empreiteira por parte do Estado. Guaíba também registra carência de efetivo na Polícia Civil, na Brigada Militar e no Corpo de Bombeiros.

No encontro, além das reivindicações, Sperotto questionou a conclusão da obra do presídio masculino, em regime fechado, de Guaíba. De acordo com o Governo, a previsão de entrega ficou para o segundo semestre deste ano. Não foi divulgada a expectativa de conclusão da nova DP, cuja obra segue paralisada. O Governo do Estado também não confirmou quando o Plantão 24 horas da DP será reaberto.

Notícias de Polícia

Homicídio em Via Pública

Tiros e na sequência um corpo estendido no chão. A cena se repete com frequência em Guaíba. Conforme ocorrência policial registrada na DP local, no sábado, 14, às 6h45, a Brigada Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Ulisses Marçal, Cohab. Ao chegarem no local, os PMs encontraram Vinícius da S. Santana, de 16 anos, morto em via pública. Ao lado do corpo, havia diversos cartuchos calibre .38.

Testemunhas contaram que, após os tiros, um veículo branco foi visto saindo do local do crime em alta velocidade. Mais um caso para a estatística de jovens assassinados em Guaíba. A Polícia investiga, com base nas informações de testemunhas.

Roubos a Pedestres - Os ataques aos transeuntes são constantes em Guaíba. Nos dias 13, 16 e 17 de janeiro, quatro casos de assaltos a pedestres foram registrados na Cidade. Os ataques acontecem durante o dia e à noite. Os bandidos fazem abordagens a pé ou de moto. Geralmente, apontam um revólver para as vítimas, roubando celulares, cartões de crédito e documentos, fugindo em seguida. São ações rápidas e ousadas, que acontecem enquanto as pessoas estão caminhando ou aguardando transporte nos pontos de ônibus.

Motoristas de Escolta Embriagados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou, em momentos diferentes, dois condutores de escolta de carga excedente dirigindo sob influência de álcool. Os flagrantes aconteceram em frente ao Posto da PRF, em Eldorado do Sul, na quarta-feira, 18.

No primeiro caso, pela manhã, ao vistoriar os veículos, o agente solicitou que o motorista fizesse o teste de etilômetro. O condutor do veículo de escolta, motorista profissional de 56 anos, realizou o teste, cujo resultado apontou 0,13mg/L, configurando embriaguez ao volante. O homem afirmou ter bebido na tarde anterior.

Por volta das 16h30, aconteceu um caso semelhante, mas desta vez o resultado foi de 0,33mg/L de ar expelido dos pulmões. O motorista, de 58 anos, pertence a mesma empresa de escolta do primeiro caso. Os dois veículos escoltados transportavam vigas de concreto armado, cujo comprimento exige serviço especializado.

Ambos os motoristas tiveram suas CNHs recolhidas e a empresa providenciou outros para conduzirem os veículos e seguirem viagem.

Comando Ambiental de Camaquã pede apoio ao prefeito Ivo Ferreira

O prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira, recebeu em seu gabinete o Comando Ambiental da Brigada Militar no dia 12. O Comando se colocou à disposição do Executivo Municipal e reivindicou apoio do Governo para melhorar as acomodações do Pelotão da Ambiental, cujo prédio atual oferece risco de desabamento.

A reunião contou também com a presença do secretário Especial de Governo, Flávio Medeiros, e do líder do Governo na Câmara, vereador Marcelo Gouveia.

Tráfico em Eldorado do Sul

No dia 17, a BM de Eldorado do Sul efetuou a prisão de um indivíduo e apreendeu um menor de 17 anos traficando drogas no Bairro Cidade Verde. Com eles, a BM encontrou 21 pedras de crack e cinco buchas de maconha. Os detidos foram encaminhados à DP para o registro do fato e liberados em seguida.

A BM tem feito várias abordagens e prisões em pontos de comércio de drogas em Guaíba e Eldorado do Sul.

Violência Doméstica e Ameaça

É grande o número de registros de violência doméstica e ameaças na Delegacia de Polícia de Guaíba. Nos últimos dez dias, a Reportagem da Gazeta Centro-Sul contou 12 casos registrados na DP local. A maioria está enquadrada na Lei Maria da Penha, o que revela importante falta de respeito com as mulheres no Município e a necessidade de uma Delegacia da Mulher na Cidade.

Publicado em 21/1/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados