Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

08/08/2016 - 15h19min

Polícia

Operação na Região

Compartilhar no Facebook

Homem é preso com dinamites, armas, munição e dinheiro com lacre de banco.

No dia em que estava prevista a paralisação dos servidores estaduais, em protesto ao parcelamento de salários no RS, Brigada Militar e Polícia Civil da Região seguiram desempenhando seu importante papel.

Em operação conjunta realizada no final da tarde de quinta-feira, 4, prenderam um homem no município de Butiá e apreenderam diversos explosivos, armamentos e farta munição. Conforme a Polícia, há fortes indícios de que o material seria para uso de ataques a bancos na Região.

Como foi o caso

Policiais lotados na BM de Butiá faziam patrulhamento de rotina, por volta das 17 horas, quando avistaram dois homens em atitude suspeita, trafegando em via pública em um carro Uno de cor preta. Com isso, foram até a estação de videomonitoramento da Cidade para seguir observando os suspeitos. Em determinando momento, contudo, o veículo saiu da zona de fiscalização das câmeras, forçando os policiais a irem até o local indicado.

Durante a ação, foi solicitado reforço da Polícia Civil, sendo encontrado o veículo estacionado próximo a uma residência.

Ao perceber a chegada da Polícia, um homem, de dentro da casa, passou a efetuar diversos disparos, atingindo um sargento da BM na cabeça. Com o tiroteio, foi solicitado reforço de PMs de Minas do Leão, São Jerônimo, Charqueadas e Guaíba.

Negociação com o Atirador

Após o tiroteio, as autoridades iniciaram uma negociação com o atirador, que também foi baleado durante a troca de tiros. Apesar de estar com colete à prova de balas, foi atingido na barriga e, sem saída, acabou se entregando.

Conforme a BM, com o atirador foram apreendidas uma pistola calibre 9mm e uma espingarda calibre 12.

Explosivos, Armas e Dinheiro

Durante averiguações no local, foram apreendidas três bananas de dinamite de três palmos e meio (para explosões sem estilhaços); quatro bananas de dinamite de dois palmos e meio (para explosões com estilhaços); outra pistola 9mm e mais uma espingarda calibre 12. Foi apreendida, também, uma grande quantia em dinheiro, ainda com lacre de uma agência bancária. Fardas da Brigada Militar, do Exército, toucas ninjas e “miguelitos” também estavam no local e foram recolhidos pela Polícia.

Foram recuperados dois carros em ocorrência de furto/roubo e uma motocicleta que havia sido roubada na semana anterior, no Centro de Butiá.

Blindagem Artesanal

O que chamou a atenção da Polícia, entretanto, foi o fato de serem encontrados quatro escudos de aço utilizados para colocar nas janelas e portas de veículos em uma espécie de blindagem artesanal - técnica bastante utilizada por assaltantes de bancos.

O que diz o delegado de Butiá

Em entrevista exclusiva à Gazeta Centro-Sul, o titular da DP de Butiá, Nédson Ramos de Oliveira, explicou que o suspeito foi preso por tentativa de homicídio. Devido aos armamentos e objetos apreendidos, ele acredita que o mesmo possa ter envolvimento com quadrilha que ataca bancos na Região. “Essa blindagem artesanal é muito utilizada em ataques a bancos. E também encontramos uma grande quantia em dinheiro, ainda com o lacre do banco”, observou.

Com isso, o caso será encaminhado para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que já tem uma investigação avançada sobre os ataques a bancos ocorridos na Região.

Conforme o Delegado Nédson, o sargento da BM baleado durante a operação não corre risco de morte.

Foto: Divulgação/BM

Outras Notícias de Polícia

Vó tenta impedir prisão de neto

Em ação realizada na tarde de 28 de julho, por volta das 15h30, a Brigada Militar abordou um suspeito de 23 anos no Bairro São Jorge. Conforme a Polícia, com o mesmo foram encontradas seis pedras de crack. No momento em que o homem estava sendo algemado, sua avó tentou intervir, não deixando que fosse realizado o trabalho policial. A senhora acabou detida por desacato, desobediência e resistência, sendo também encaminhada para a DP local, onde foi registrado o fato.

Ataque a ônibus termina em prisão

Na noite de 28 de julho, por volta das 21h, um policial à paisana avistou, na Rua Rui Barbosa, Bairro Alegria, um indivíduo em atitude suspeita, que sinalizou para um coletivo parar.

Após entrar e sair rapidamente do ônibus, o policial percebeu que o indivíduo guardou uma arma de fogo em sua cintura e entrou em um Fiat Uno.

Com isso, iniciou-se um acompanhamento discreto do veículo até a chegada das viaturas, sendo efetuada a abordagem do suspeito, na Rua Matazo Kawano, Bairro Primavera. Na abordagem, um dos passageiros conseguiu fugir, mas o condutor do veículo foi detido e encaminhado à DP de Canoas.

Quadrilha armada ataca propriedade no Parque Eldorado

Em ousada ação na noite de 28 de julho, pelo menos três homens invadiram uma residência localizada no Parque Eldorado, Eldorado do Sul. Conforme relato da vítima, passado à Polícia, os bandidos roubaram joias e uma quantia em dinheiro, fugindo em um Eco Sport de cor preta.

A BM realizou buscas e recuperou o veículo, que foi abandonado na Rua Alto Alegre. Os bandidos, contudo, não foram localizados. Seguem as investigações.

Arma e quatro facas apreendidas em Eldorado

A Brigada Militar realizava patrulhamento de rotina, na manhã de 29 de julho, momento em que os PMs perceberam quatro homens em atitude suspeita no Bairro Invasão do Delta. Ao perceber a viatura, o bando tentou fugir, mas acabou detido. Conforme a BM, na abordagem foram apreendidos um revólver calibre .38, uma quantidade de maconha e quatro facas. Os suspeitos foram encaminhados à DP para registro do fato.

Roubou o celular e acabou preso pela BM

Uma vítima teve seu celular roubado na segunda-feira, 1º, na Avenida Castelo Branco, por volta das 17 horas, por um homem simulando estar armado. Após o roubo, a vítima seguiu o bandido e viu que ele entrou em uma residência no Bairro Moradas da Colina. Com isso, acionou a BM, que passou a efetuar buscas. O suspeito foi encontrado e, dentro de uma mochila, estava um aparelho de celular reconhecido pela vítima como sendo seu.

Com isso, o suspeito foi detido e encaminhado à DP para registro do fato.

Publicado em 6/8/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados