Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

17/08/2015 - 10h40min

Polícia

Ataque no Posto

Compartilhar no Facebook

Polícia prende acusados de tentativa de assalto, no qual PM à paisana foi baleado.

Ousado ataque a um posto de combustíveis localizado na Estrada do Conde, no início da noite do domingo, 9, teve como saldo um policial à paisana baleado com pelo menos quatro tiros.

Constava em ocorrência policial que um carro teria chegado no posto, por volta das 20h20, com cinco pessoas dentro, sendo três homens e duas mulheres. Supostamente, dois dos homens teriam descido e anunciado o assalto. Contudo, após investigações, a Polícia acredita que somente dois homens tenham participado do ataque, tendo os mesmos chegado de ônibus.

No momento do assalto, o policial, que estava de folga, tentou reagir e acabou atingido por cerca de quatro disparos. O crime foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento.

Populares encaminharam o policial Cláudio Avelino Gomes Rodrigues ao Pronto Atendimento e posteriormente ao Hospital Cristo Redentor, e, segundo a Polícia, segue internado em estado regular.

Suspeitos presos na quinta, 13

Agentes da DP de Guaíba, coordenados pela delegada Sabrina Dóris Teixeira, prenderam na manhã de quinta-feira, 13, no Bairro Pedras Brancas, dois homens, de 19 e 21 anos, suspeitos do assalto ao Posto.

Segundo a Civil, a dupla foi autuada em flagrante por posse ilegal de arma de fogo; também foi encaminhado à Justiça o pedido de prisão preventiva dos mesmos devido ao envolvimento no ataque ao posto de combustíveis e contra o policial durante o assalto na Estrada do Conde.

O que diz a Delegada

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, a titular da DP de Guaíba, Sabrina Dóris Teixeira, destacou que os criminosos agiram com extrema crueldade e não titubearam ao descarregar um revólver calibre 38 “à queima roupa” contra o policial militar.

“Trabalhamos intensamente durante a semana em parceria com a Brigada Militar, até efetuarmos as prisões”, observou a delegada. De acordo com ela, há fortes indícios da participação dos mesmos no crime. “Eles acabaram confessando o envolvimento”, observou.

A Polícia investiga, também, se o revólver apreendido foi o utilizado para atingir a vítima durante o assalto.

Um dos suspeitos, que atingiu o policial, tinha antecedentes criminais e saiu da prisão em maio deste ano; seu comparsa não tinha passagens policiais. Os nomes não foram divulgados pela Polícia Civil

Após os trâmites legais na Polícia, os indivíduos foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre.

Outro Caso

Na madrugada de segunda-feira, 10, foi registrado um novo ataque a posto de combustíveis, desta vez no Bairro Ramada.

De acordo com a Brigada Militar, por volta de 0h30, um homem portando uma arma longa entrou na conveniência do estabelecimento e anunciou o assalto. Câmeras de segurança gravaram o ataque. Após roubar o dinheiro do caixa, fugiu. A Polícia está investigando o caso.

Furto no Posto

Além dos assaltos, também foi registrado nessa semana uma tentativa de furto em posto de combustíveis localizado no Bairro Parque 35.

Conforme a Brigada Militar, funcionários chegaram para trabalhar na manhã do domingo, 10, por volta das 8h20, e constataram que a grade do prédio estava serrada, tendo sido arrombado o cofre do estabelecimento. A quantia furtada não foi divulgada. Seguem as investigações.

Outras Notícias de Polícia

Estado prepara ofensiva contra roubo de veículos

Os indicadores da criminalidade do primeiro semestre de 2015, no Rio Grande do Sul, apontam para uma manutenção na queda dos crimes contra a vida. Os dados, disponíveis no portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mostram também aumento na produtividade das polícias, com destaque para a apreensão de drogas e o alto índice de recuperação de veículos roubados ou furtados.

Redução de Homicídios

Os homicídios dolosos registram redução de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. Os latrocínios tiveram uma queda significativa, 23% menos do que no primeiro semestre do último ano. “O homicídio doloso, em si, é um crime de grande imprevisibilidade. As motivações que levam a esse tipo de delito são as mais diversas. Diferem dos motivos habituais do roubo, do furto e do latrocínio”, ressalta o secretário Wantuir Jacini.

A produtividade das forças policiais segue em uma crescente. Foram realizadas 66.597 prisões, apreendidas 4.232 armas e recapturados 2.406 foragidos do sistema prisional, números superiores aos obtidos em 2014.

Apreensão de Drogas

Segundo o Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO/SSP), houve um aumento de 44,2% na apreensão de entorpecentes no RS.

De 1º de janeiro a 30 de junho, foram apreendidas 4,5 toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack e haxixe), além de 3.711 comprimidos de ecstasy e 5.172 micropontos de LSD.

Ofensiva contra roubo

De acordo com o levantamento, o primeiro semestre teve alta de 17% nos roubos e de 3,1% nos furtos de veículos. A SSP entende que o grande problema está na receptação e no comércio ilegal das peças. Hoje, no Estado, há cerca de 1.500 desmanches irregulares.

Fiscalização em Desmanches

Desta forma, em parceria com a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH) e com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a SSP encaminhou à Casa Civil, na segunda-feira, dia 10, uma minuta de projeto de lei que permitirá ao Estado regulamentar a atividade de desmanche e comercialização de peças, com mecanismos eficientes de fiscalização e inibição de ilícitos.

“Nosso índice de recuperação de veículos roubados ou furtados bate na casa dos 60%. Esse projeto de lei, somado ao eficiente trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Civil e a Brigada Militar, aumentará ainda mais esses indicadores”, avaliou Jacini.

A iniciativa proposta possibilitará aos órgãos de fiscalização do Estado dar destino final às peças sem procedência definida por via administrativa. Mesmo que não sejam objeto de crime, se elas não tiverem a procedência comprovada, serão apreendidas e enviadas para destruição. “A peça irregular vai sair de circulação definitivamente. O Rio Grande do Sul será o segundo estado a normatizar essa situação com base na legislação federal”, salientou o diretor do DGEO, tenente-coronel Luiz Dulinski Porto.

Publicado em 15/8/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados