Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

23/03/2015 - 14h12min

Polícia

Guerra de Bondes

Compartilhar no Facebook

Jovens de apenas 15 anos morrem na “guerra de bondes”.

Por Fábio Araujo

Integrando uma das áreas mais populosas de Guaíba, os bairros Cohab e Santa Rita abrigam cerca de 30 mil pessoas, sendo considerado por muitos o “coração da cidade”, com destaque para o comércio forte e uma imensa maioria de pessoas de bem. Com o inchaço populacional, porém, pequenos grupos de adolescentes, denominados “bondes”, foram ganhando força nesta região. Em rápida busca nas redes sociais, é possível encontrar jovens de 13, 14 anos fazendo apologia ao crime e ostentando roupas de grife. Segundo a Polícia, há pelo menos dois bondes atuando nos bairros Cohab e Santa Rita.

No último final de semana, de acordo com a Civil, uma possível desavença entre rivais ocasionou as mortes de dois jovens de 15 anos, o que gerou grande apreensão na população, tendo em vista a possibilidade de ocorrerem represálias durante a semana devido ao envolvimento - mesmo que não diretamente – destes crimes com o tráfico de drogas.

Pelas redes sociais e no “boca a boca”, diversos boatos foram espalhados: de mais execuções, que não ocorreram (houve uma execução na Rua Joaquim Ribeiro, mas sem ligações com estes crimes, segundo a Polícia); aulas canceladas, o que também não foi confirmado, conforme levantamento da Gazeta Centro-Sul; e até mesmo, toque de recolher em alguns pontos dos bairros, o que foi negado pela Polícia Civil do Município.

Como foram as execuções

Por volta das 22h30 do sábado, 14, Patrick Geovani Ribeiro Belmonte, de 15 anos, foi alvejado por pelo menos cinco tiros na Rua 6, Bairro Cohab. Patrick chegou a ser encaminhado ao Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos. Antes de falecer, contudo, informou quem teria sido o atirador, que acabou sendo executado no dia seguinte.

Segundo a Polícia, Patrick não tinha antecedentes criminais.

Antes que se completasse um dia da primeira morte, Dauan Oberdan Souza de Souza, também de 15 anos, foi executado na Rua C, Bairro Cohab. O crime teria sido em represália ao homicídio da noite anterior.

De acordo com a Polícia, o menor era suspeito de integrar um dos bondes destes bairros, tendo registros de ocorrências policiais em seu histórico; e um familiar seu tem envolvimento no tráfico de drogas e outros crimes. “Apuramos que as duas vítimas tiveram um confronto anteriormente em uma festa”, observou o chefe do Setor de Investigações da Polícia Civil, Leonardo Gardel.

Investigações Avançadas

Leonardo Gardel explicou que a autoria do homicídio de Patrick já está esclarecida; enquanto a de Dauan, bem avançada. “Estamos realizando o trabalho rapidamente para evitar que sigam ocorrendo represálias”, explicou o policial, que não revelou maiores detalhes para não atrapalhar o trabalho de sua Equipe.

Tensão e Toque de Recolher

Após os dois assassinatos, o clima de tensão nos bairros Cohab e Santa Rita foi grande. Segundo relatos de moradores, passados à Reportagem da Gazeta, muitas pessoas foram desaconselhadas a sair nas ruas. “Próximo ao CTG Caudilho Guaibense, houve toque de recolher, sim. Depois das 22 horas, ninguém podia sair na rua”, observou uma moradora que pediu para não ser identificada.

A Gazeta Centro-Sul percorreu algumas das vias destes bairros, percebendo considerável diferença no fluxo de pessoas, conforme rotina na localidade. Contudo, a Polícia descartou qualquer possibilidade de toque de recolher. “Não chegou ao nosso conhecimento qualquer denúncia sobre toque de recolher. Inclusive o policiamento ostensivo da BM aumentou naquela região”, observou Leonardo Gardel.

Boatos Desmentidos

Boatos de que as escolas dos bairros fecharam as portas com medo de represálias às execuções se difundiram rapidamente, mas não se confirmaram.

Na segunda-feira, 16, a Escola Estadual Carmem Alice Laviaguerre (CIEP) permaneceu fechada por motivo de luto, pois Kauan era estudante do noturno. “Após o luto, a escola abriu normalmente na terça-feira”, garantiu uma funcionária do CIEP.

A vice-diretora da Escola Estadual Aglae Kehl, Rejane Porchetto, assegurou que as aulas ocorreram durante toda a semana. “No turno da noite, quando foi percebida alguma movimentação, os alunos saíram mais cedo. Mas as aulas estavam normais”, disse.

Arma no Ruy Coelho

Leitor informou, pedindo sigilo, que um jovem armado teria entrado no pátio da Escola Estadual Ruy Coelho Gonçalves, Bairro Cohab, atrás de um estudante do Educandário; contudo, teria sido aconselhado por professores e desistido da investida. Este fato, inclusive, chegou informalmente até o Setor de Investigações da Polícia Civil. Entretanto, segundo a Direção da Escola, foi apenas um boato.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, a diretora da Escola Ruy Coelho Gonçalves garantiu que este fato não aconteceu. “A Direção tem plantão nos três turnos e ocorreu tudo dentro da normalidade, em clima de tranquilidade”, assegurou. De acordo com Tânia Massena, a presença da BM foi constante.

Reunião com a BM

Na terça-feira, 17, a coordenadora da 12ª CRE, Débora da Rocha, esteve reunida com o comandante do 31º BPM, Major Abrahão, para tratarem assuntos relativos ao policiamento nas escolas da Região.

Crianças Brincando de Bandidos

Essa semana, o chefe do Setor de Investigações da Polícia Civil de Guaíba, Leonardo Gardel, concedeu forte entrevista, alertando para o crescimento dos bondes no Município. “Não gosto de dar nomes, porque não dou Ibope para a bandidagem. Mas é grande o número de crianças brincando de bandidos”, argumentou. De acordo com Gardel, os bondes acabam criando vínculos com o tráfico de drogas. “Os bondes acabam se aproximando facilmente e passam a trabalhar para o tráfico”, observou.

Neste caso, contudo, Gardel lembrou que não se trata de uma guerra do tráfico. “Não há qualquer boca em disputa na questão. Foi uma desavença entre as duas vítimas. No momento, ainda não se trata de uma guerra do tráfico”, analisou.

A Polícia, investiga, ainda, um incêndio criminoso em um apartamento no Bairro Cohab, possivelmente em represália aos homicídios.

O que diz a Delegada

A titular da DP de Guaíba, Sabrina Dóris Teixeira, salientou que as investigações estão avançadas. “Apuramos que as duas vítimas pertenciam a diferentes grupos de “bondes” e já tinham tido uma desavença em uma festa anterior. Estamos com o trabalho adiantado, ouvindo familiares”, observou.

Conforme a Delegada Sabrina, não chegou ao seu conhecimento qualquer denúncia, seja formal ou informalmente, em relação a toque de recolher. “Mesmo que a população tema ser identificada, pode fazer denúncia anônima. Não recebemos qualquer registro sobre o fato”, disse.

Um ponto destacado pela Delegada foi a forte presença das polícias Civil e Militar nos bairros. “A comunidade tem de saber que a Polícia está em alerta. Estivemos diversas vezes lá. A movimentação policial acaba inibindo os bandidos”, observou.

Até o fechamento desta edição, a autoria do homicídio de Dauan não havia sido esclarecida.

Apoio à Juventude

Estes dois homicídios, vinculados a conflitos entre bondes de adolescentes, levantam novamente a discussão sobre a importância de um melhor tratamento à juventude. Em maio de 2014, a Gazeta Centro-Sul questionou o secretário de Esporte e Juventude, Éverton Gomes, sobre o trabalho executado na pasta. Na ocasião, foi citada uma “gestão compartilhada com outras secretarias”, com pouco resultado prático.

Nessa semana, foi feito novo questionamento sobre o tema. Porém, até o fechamento desta edição, a Gazeta Centro-Sul não recebeu retorno.

Foto: LA/Gazeta

Outras Notícias de Polícia

Jovem é morto a tiros na Rua Joaquim Ribeiro

Nessa semana, nova onda de violência foi registrada em Guaíba, com três homicídios em apenas cinco dias.

Na noite de quinta-feira, 19, por volta das 21h15, André de Bastos dos Santos, de 15 anos, foi morto a tiros, na Rua Joaquim Ribeiro, no Centro. O número de disparos não foi divulgado pela Polícia.

O SAMU foi rapidamente acionado, mas a equipe de socorro já encontrou o rapaz sem vida.

No momento em que era fechada esta edição, a equipe do Setor de Investigações da Polícia Civil de Guaíba iniciava seu trabalho. Há suspeitas de que o jovem fosse integrantede um dos “bondes” do Bairro Moradas da Colina, o que poderia ser uma possível causa do crime. Na próxima semana, testemunhas e pessoas envolvidas no ocorrido deverão ser ouvidas na DP de Guaíba.

Segundo a Polícia, este homicídio não tem ligação com as execuções ocorridas nos bairros Cohab e Santa Rita, que também estão relacionadas aos conflitos entre “bondes”.

Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.

Operação com Cinco Prisões em Camaquã

Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc) deflagraram, na manhã de quarta-feira, 18, a denominada “Operação Corrente” em Camaquã. No total, foram presas cinco pessoas, sendo apreendidos armas, dinheiro e munições.

Durante as diligências, os policiais localizaram também resquícios de cocaína, anabolizantes e dezenas de seringas.

Segundo o delegado Mário Souza, após monitoramento, verificou-se a movimentação típica de usuários de entorpecentes no local. “Funcionava no Município a tele-entrega de drogas e neste local também faziam aplicação de drogas injetáveis”, contou o Delegado Souza. Uma mulher que foi presa na ação seria técnica de enfermagem, suspeita de aplicar as injeções.

Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de objetos para o tráfico, posse de arma de fogo e receptação.

O diretor do Denarc, delegado Émerson Wendt, observou que “a ação da Operação Corrente é importante para desarticular esquemas de tráfico na Região Sul do Estado”.

Preso com Pasta de Cocaína em Guaíba

Em ação realizada na madrugada do sábado, 14, agentes da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Denarc prenderam, em flagrante, um homem de 24 anos com antecedentes por tráfico de drogas. A prisão decorreu do cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento do suspeito após um mês de investigações (não foi divulgado o Bairro).

De acordo com a Polícia, no local foram apreendidos 286 gramas de pasta base de cocaína, balança de precisão e um revólver 38.

Com a pasta base de cocaína diluída em solventes ocorre o refino da droga, e os restos residuais da cocaína podem ser utilizados para a composição do crack, explicou o Delegado Lacerda, que chefiou a Operação.

O indivíduo, após a autuação, foi encaminhado ao sistema prisional.

Baleado no Ombro

Na noite de sexta-feira, 13, por volta das 21 horas, a Brigada Militar foi acionada a atender uma ocorrência no Pronto Atendimento. De acordo com a BM, um homem de 21 anos reagiu a um assalto na Avenida Dona Frutuosa, Bairro Coronel Nassuca, e foi baleado no ombro. A Polícia investiga o caso. 

Ataque no Posto

Na madrugada do domingo, 15, por volta das 2h50, dois bandidos assaltaram um posto localizado no Bairro Columbia City. Em seguida, fugiram de carro. A BM foi acionada e realizou buscas nas proximidades, mas ninguém foi preso. Seguem as investigações.

Arma e Drogas em Eldorado

Na terça-feira, 17, por volta das 17 horas, a BM abordou um suspeito na Rua Goiás, Bairro Delta, em Eldorado do Sul. Durante revista pessoal, foi apreendido um revólver calibre 38, com quatro cartuchos e numeração raspada. Além disso, segundo a BM, foram apreendidas 26 pedras de crack em uma sacola plástica. O suspeito foi detido e encaminhado à DP.

Assaltaram no Centro e foram presos

Em plena tarde de terça-feira, 17, por volta das 17 horas, bandidos roubaram três pedestres próximo da Avenida João Pessoa (Beira).

As vítimas foram até a sede do Comando da Brigada Militar e pediram auxílio. Efetuadas buscas nas proximidades, os PMs prenderam dois suspeitos com os pertences roubados.

A dupla foi encaminhada à DP para registro do flagrante e levada ao sistema prisional.

Publicado em 21/3/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados