Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

02/03/2015 - 14h11min

Polícia

Monitoramento por Câmeras

Compartilhar no Facebook

Segurança amplia uso do monitoramento.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado do RS, o total emprego dos recursos tecnológicos é considerado prioridade, dada a necessidade de melhoria dos serviços prestados à população. As pessoas que se deslocaram para o Litoral Norte no último feriadão e as que participaram do Carnaval de Rua de Porto Alegre puderam observar a mudança na rotina do policiamento ostensivo pela presença constante das Plataformas de Observação Elevada (POE) junto ao efetivo (foto).

A ação faz parte de uma diretriz estabelecida pelo secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, nas primeiras reuniões de trabalho da nova gestão da SSP. “Dispomos da tecnologia e iremos usá-la. Os efetivos devem ser coordenados e direcionados de forma pontual, onde realmente há possibilidade da ocorrência de um delito”, afirmou o secretário durante reunião de avaliação das operações de verão ocorrida em Capão da Canoa no dia 30 de janeiro.

Ao todo, o Governo do Estado possui dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICC-M) e três POEs - duas destinadas à Brigada Militar e uma ao serviço da Polícia Civil. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Justiça, como parte dos investimentos de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014.

Como opera a POE

As POEs são equipadas com câmeras que têm alcance de até três quilômetros em 360 graus. As imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Porto Alegre. A tecnologia das câmeras possui resolução Full HD, com operação no espectro de infravermelho.

Os dois operadores monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz. O equipamento possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo. A POE pode, inclusive, fazer a contagem do público presente em um evento.

Homem é executado no Bairro Moradas da Colina

Na tarde de quarta-feira, 24, por volta das 15 horas, a BM foi acionada a atender uma ocorrência de tiros na Rua X 15, Bairro Moradas da Colina.

Ao chegar no local, foram informados por populares que um homem de 29 anos havia sido atingido por um tiro na cabeça. A vítima chegou a ser encaminhada ao Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia investiga o caso.

Suspeito de executar estudante em ônibus na BR-290 está preso

Um crime ocorrido em outubro do ano passado, ocasião em que o estudante Luciano dos Santos Rodrigues, 27 anos, foi atingido com um tiro na cabeça, após um assalto a ônibus na BR-116, segue tramitando na Justiça.

Dias após o brutal assassinato, a Civil divulgou o retrato falado do suspeito de cometer o crime; e, no dia 19 de dezembro do ano passado, em uma grande ação da Polícia Civil, na Ilha do Pavão, o suspeito acabou preso e encaminhado ao sistema carcerário, onde segue aguardando decisão da Justiça.

Assassinatos na Nestor seguem sob investigação

Essa semana, diversos leitores questionaram à Gazeta Centro-Sul a respeito do andamento das investigações de duplo assassinato ocorrido na madrugada de 31 de janeiro na Avenida Nestor de Moura Jardim.

Na ocasião, por volta das 4h30, uma discussão, supostamente por motivo banal, teria começado ali e continuado pela via pública, onde teve início um tiroteio, atingindo com diversos disparos duas pessoas que estavam próximas à confusão.

Cleberson de Oliveira Herrera, de 20 anos, e Jordan de Freitas Rodrigues, também de 20 anos, ambos sem antecedentes criminais, foram baleados e não resistiram.

Leitores entendem que seria necessária a prisão preventiva do suspeito, tendo em vista a gravidade do crime.

O que diz a Polícia

Respondendo interinamente pela DP de Guaíba, o delegado Alencar Carraro (a delegada Sabrina Dóris Teixeira está na Operação Verão) garantiu que as investigações neste caso estão bem adiantadas. Contudo, não revelou detalhes para não atrapalhar o andamento do trabalho. De acordo com Carraro, a tendência é de que o inquérito seja fechado nos próximos dias e encaminhado à Justiça.

Corpo boiando no Guaíba é identificado

Em outubro do ano passado, foi encontrado o corpo de uma mulher boiando nas margens do Guaíba, próximo ao Parque da Juventude. Essa semana, a Gazeta Centro-Sul questionou à Polícia o andamento das investigações, sendo informada de que o corpo seria de Myrian Knorr Chandelier, que residia em Canoas. Com isso, o caso foi encaminhado à DP daquele município, que, no momento, investiga as causas da morte.

Furtou Ótica e foi preso

Na manhã de quinta-feira, 26, por volta das 10h30, a BM foi chamada a uma ótica localizada no Centro de Guaíba, pois um falso cliente teria furtado um óculos, fugindo em seguida. Os PMs iniciaram buscas nas proximidades, abordando um suspeito, de 18 anos, com o referido óculos. Ele foi encaminhado a DP, sendo reconhecido por populares com o autor do furto e preso em flagrante.

Publicado em 28/2/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados