Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

29/09/2014 - 15h09min

Polícia

Empresário Condenado

Compartilhar no Facebook

Homem que matou a amante é condenado a 19 anos e seis meses de prisão.

Eliezer Pinto Costa era empresário e possuía uma franquia no ramo da alimentação e duas empresas na Região

O crime passional que abalou Guaíba e Região em abril do ano passado, em que empresário confessou ter matado acidentalmente sua companheira e jogado seu corpo no Lago Guaíba, teve novo desfecho essa semana.

Na quarta-feira, 24, o crime foi julgado pela 1ª Vara Criminal de Guaíba. O acusado, Eliezer Pinto Costa, que respondia ao processo preso preventivamente, foi condenado por homicídio tripalmente qualificado (motivo torpe, meio cruel e por dificultar a defesa da vítima) a 20 anos de reclusão em regime fechado; no entanto, como o réu confessou o crime, a pena foi reduzida em seis meses, totalizando 19 anos e seis meses. O réu pode recorrer da sentença.

Como foi o caso

Familiares de Zélia Heloísa Dedeco Ximendes, de 24 anos, registraram queixa de desaparecimento da jovem em 24 de maio de 2013. Com isso, iniciaram as investigações; em um primeiro momento, como desaparecimento, depois, como homicídio qualificado.

Como teria sido o último a ser visto com a vítima, Eliezer foi intimado e inicialmente não confessou o crime. Entretanto, após algumas conversas, alegou ter matado acidentalmente a amante, após ter sido agredido. De acordo com relato passado à Polícia, ele estaria tentando terminar o relacionamento.

Após informações controversas, teria afirmado à Polícia que havia jogado o corpo da Ponte Saco da Alemoa, em Porto Alegre.

O corpo foi encontrado por mergulhadores do Grupamento de Bombeiros da Capital na manhã do sábado, 27 de maio de 2013. Segundo a Polícia, uma barra de ferro pesando cerca de dez quilos estava amarrada na vítima com fios de luz.

Eliezer Pinto Costa era empresário e possuía uma franquia no ramo da alimentação e duas empresas na Região.

Zélia Heloísa Dedeco Ximendes, que residia no Bairro Centro, em Guaíba, trabalhava como secretária em uma empresa de viagens na Capital.

O crime, que teve ampla cobertura da Gazeta Centro-Sul, repercutiu também em todo o País.

Outras Notícias de Polícia

Polícia prende quadrilha de roubos de carga na Região

Em grande ação realizada na manhã de quinta-feira, 25, a Polícia Civil do RS deflagrou a “Operação Guids”, visando desarticular uma quadrilha que praticava furtos e roubos de caminhões de carga na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com os policiais, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão, sendo presas dez pessoas e recuperados quatro caminhões (um em situação de furto e três adulterados).

O que diz a Polícia

Segundo o delegado Luciano Peringer, a quadrilha agia sempre que os motoristas paravam para realizar refeições. “Quando o veículo tinha seguro, era desmontado, suas peças vendidas e a carga repassada; caso contrário, o grupo tentava extorquir a vítima, prometendo a devolução do caminhão mediante pagamento entre dez e vinte mil reais”, observou o delegado.

As investigações iniciaram em fevereiro deste ano, quando ocorreu o roubo de uma carga de tênis na Região Metropolitana, fato que originou o nome da ação. Buscas ocorreram nas cidades de Guaíba, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Taquari.

Realizados os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre.

Operação do Decap em Guaíba

Agentes da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/DEIC) prenderam, na quinta-feira, 18, cinco suspeitos em Porto Alegre e Guaíba.

Na Capital, foram detidos dois suspeitos, ambos no Bairro Jardim Itu, em virtude de sentenças condenatórias. Nos bairros Centro e Tristeza, foram capturados dois suspeitos cumprindo mandados de prisão preventiva.

Em Guaíba, foi preso um homem de 50 anos no Bairro Alegria. De acordo com o delegado Arthur Teixeira Raldi, o indivíduo foi capturado em função de sentença penal condenatória.

Os presos foram conduzidos ao DEIC e, depois dos procedimentos legais, encaminhados ao sistema prisional gaúcho.

Menor assalta ônibus na Vila Jardim

Na noite de segunda-feira, 22, por volta das 21 horas, a Brigada Militar foi acionada a atender ocorrência de assalto a coletivo na Rua Alzemiro Paz, Bairro Vila Jardim. Durante as buscas, os PMs encontraram um suspeito, menor de idade, que foi reconhecido como autor do furto. A quantia em dinheiro roubada foi recuperada. O suspeito foi encaminhado à DP para registro do fato.

Homem de 29 anos baleado na Cohab

Um homem foi baleado na manhã de 19 de setembro, por volta das 8h20, na Rua G2, Bairro Cohab. A vítima, de 29 anos, foi alvejada por um disparo na mão e outro na boca, tendo de ser encaminhada ao Pronto Atendimento. O ferido não estava em condições de falar sobre quem seria o atirador ou o motivo que teria motivado os disparos. A Polícia investiga o caso.

Assaltaram mercado na Florida

No início da tarde de 20 de setembro, por volta das 13h50, três bandidos invadiram um estabelecimento comercial localizado na Rua Maurício Lessa, Bairro Florida. De acordo com relato passado à Polícia, o proprietário informou ter sido vítima de roubo - levaram dinheiro e cigarros. Após, o trio fugiu em um Fox de cor vermelha.

O carro foi apreendido, abandonado na Zona Rural de Guaíba, com os vidros estilhaçados. De acordo com consulta no sistema da Polícia, o mesmo havia sido roubado no dia anterior em Porto Alegre. Os autores do roubo não foram identificados pela Polícia.

Publicado em 27/9/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados