Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

07/08/2017 - 09h39min

Perspectiva

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Insustentabilidade da Razão

Não vou perder tempo falando naquele vergonhoso jogo de cartas marcadas do Congresso Nacional, onde uma grande “coligação do mal” se organizou para defender a escória. Aqueles caras não são alienígenas! Foram eleitos pelo povo. Outro dia conversamos sobre essa “história”.

É preciso falar sobre o IV Fórum Água é Vida / “Água Tratada e Mananciais Hídricos, Fundamentais no Desenvolvimento Sustentável”, evento que faz parte do Projeto RS Sustentável da Rede Pampa, patrocinado pela CORSAN, que contou com o apoio da Prefeitura de Guaíba. A presença do governador atraiu “público”. Eu fui rever amigos e colegas de gestão pública.

Trago esse evento para Perspectiva, pois minha veia crítica entrou em “overdose” nesse Fórum. Primeiro, pelo fato de que, das 14h30 às 17h30, desfilaram discursos de inúmeras autoridades, entre essas o governador Sartori e o prefeito Sperotto. Depois de tudo isso, “derramaram” um monte de painelistas, falando sobre temas complexos e extremamente importantes, de forma sucinta e superficial para simplesmente cumprir “tabela”. Minha crítica volta-se, exatamente, sobre esse tal Projeto RS Sustentável. O que eu vi, certamente, foi uma amostra desse projeto, suficiente para concluir sua incapacidade de fazer uma discussão mais profunda sobre esse importante tema. O formato desse “encontro” foi mais para marketing. Eu diria que foi a “insustentabilidade da razão”, pois o evento apenas tangenciou problemas, sem contextualização e muito menos explicações sobre causa e efeito.

Sobre a fala do governador, nada de novo, além do suspeito elogio à limpeza da “Beira”. É que ele não viu a beira da praia da Alegria! Sartori já passou da metade do seu mandato e não consegue mostrar algo que justifique o lema “novo futuro”. Acho que chegaremos ao fim de 2018 sem ver uma luz desse tão alardeado futuro. Tomara que reste algum futuro para recomeçar!...

Caíram os butiás do meu bolso, quando vi o convite da programação da Semana Farroupilha. Pasmem!... Guaíba, o “Berço da Revolução Farroupilha”, virou as costas para o símbolo dessa histórica tomada de Porto Alegre: o Marco Farroupilha. Agora, entendo porque querem “transferir” esse monumento, que se encontra na praia da Alegria, para a área central. Dizem que os farrapos foram de Catamarã e os cavalos nadando ao lado. Mas, faltaria transferir as ruínas das charqueadas da família Gomes Jardim junto.

Falando nisso, pergunto: O que aconteceu com o que sobrou desse patrimônio histórico que consta nos estudos de impacto ambiental da Celulose Riograndense? Por que a Prefeitura continua fazendo de conta que o monumento não existe? Qual é a verdadeira “razão” disso tudo? Certamente, há uma força oculta e poderosa. Ora!... Se não for isso... Não há como entender o que rola! Praga de padre não é! Volto à insustentabilidade da razão!

“O homem é um animal racional que perde sempre a cabeça quando é chamado a agir pelos ditames da razão”. (Oscar Wilde)

Túlio Carvalho

[email protected]

Publicado em 5/8/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados