Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

05/06/2017 - 15h05min

Perspectiva

Compartilhar no Facebook

enviar email

Mudanças Climáticas: “Uma Verdade Inconveniente”?!...

Dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Já faz um bom tempo que não “comemoro” essa data, pois não vejo nenhuma razão para tanto. Ultimamente, as Semanas Acadêmicas são os únicos momentos que conseguem me seduzir e fazer interagir. Recarrego minhas baterias com os sonhos e desejos dos universitários “sugando” suas utopias.

Participando da semana acadêmica da UFPEL, com a missão de provocar os estudantes e seus mestres sobre o modelo de desenvolvimento e implicações nas mudanças climáticas, fui surpreendido por uma manifestação que contestava a idéia de que o aquecimento global é resultado da ação do homem. Disse o interlocutor que há um racha de opiniões entre os cientistas.

Como desdobramento daquela afirmação, fazendo uma busca nos sites científicos, me deparei com um trabalho de James L. Powell - Ph.D. em Geoquímica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, membro do Conselho Nacional de Ciência (USA), com esse título: “Os cientistas estão divididos quanto à existência de mudanças climáticas causadas pela humanidade?”

Segundo Powell, apesar de muitas enquetes mostrarem que a população acha que os cientistas estão divididos quanto à existência de aquecimento global causada pelo homem, a literatura técnica ilustra claramente que a maioria esmagadora dos pesquisadores defende que nossas emissões de gases são responsáveis pelo aquecimento da Terra. Sua análise abrangeu 13.950 artigos científicos, onde 99,83% apontam um real aquecimento global. Desses, apenas 24 trabalhos contestam essa tese. Isso representa 0,17%.

Seguindo na prospecção de informações, entrei no site do “Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) / ONU”. Mais de 29 mil séries de dados mostram alterações significativas em inúmeros sistemas físicos e biológicos. É impossível não enxergar as evidências que vão desde derretimento de geleiras continentais e aumento do nível do mar até degradações de biomas e ameaças de extinção à fauna e à flora.

Lembro que a 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima/COP 21, Paris 2015, assinada por 190 países, reafirmou que as mudanças climáticas são provocadas pela emissão de gases do efeito estufa, assim como o aquecimento da temperatura do planeta.

Por fim, no livro de Al Gore, ex-vice-presidente americano - “Uma Verdade Inconveniente” – são apresentados dados alarmantes, levantados pelo seu governo, sobre o aumento da temperatura, das mudanças climáticas e das catástrofes ambientais. Apesar das evidentes “verdades”, Trump anuncia a saída de seu país do acordo de Paris. Alguma surpresa? Não! Eu já esperava!

“Como seres humanos, estamos suscetíveis a confundir o sem precedentes com o improvável. Em nossa experiência cotidiana, se algo nunca ocorreu antes, assumimos que não vai acontecer no futuro, mas as exceções podem nos matar e a mudança climática é uma dessas exceções”. (Al Gore).

Túlio Carvalho

[email protected]

Publicado em 3/6/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados