Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

09/01/2017 - 11h15min

Perspectiva

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Estado Privado!...

Olha!... 2016 foi algo inesquecível! Eu sempre pensei que nada seria parecido com os anos 60, quando vivenciei o movimento pela “Legalidade” e o golpe dado na democracia brasileira. Mas, hoje, presencio coisas que jamais imaginaria ver: O desmonte do “Estado Nação”. Isso me leva a um sentimento de que muito logo vai ser oficializado o “Estado Privado”. A hipocrisia dessa tese é repugnante. Até para um utopista como eu fica difícil ser otimista.

Faz muito tempo que segmentos empresariais no Brasil defendem a redução do Estado com a justificativa de que o setor público é incompetente e corrupto. O que eles não falam é que grande parte dos poderosos conglomerados nasceram, cresceram e enriqueceram parasitando (ou corrompendo) o “Estado” e nossos recursos humanos e naturais. Mas, vejam bem!...O centro desse “comando” está acima das nossas instituições republicanas que são apenas “laranjas do sistema”. Quem manda é o capital!

Para os defensores do “Estado Privado”, quem sabe o que é bom para o povo são eles! Assim, é obvio, quem melhor pode gerir, por exemplo, a saúde doente? E a educação, então?!...Alguém tem alguma dúvida sobre isso?!...

Nesse sistema, só poderá ter educação e saúde quem tiver renda para pagar. Nessa tese, nem todos poderão estudar, ter acesso à saúde, bem-estar e qualidade de vida. A “massa”?!... Ah!... Tem que trabalhar para bancar o crescimento do “PIB” (das riquezas!). O Delfim Neto já disse: “Primeiro o bolo tem que crescer, para depois repartir”. As migalhas... É obvio!...Tem outra coisa, se o “povão” tiver acesso à educação, vai querer dar palpites na gestão da “coisa pública” e debater políticas públicas. Ah!...E quanto à Saúde, não tem problema, pois trabalhador doente não serve para o sistema. Descarta!

Fico imaginando que o momento mais marcante e apocalíptico da encarnação do Estado Privado será o dia em que as eleições forem substituídas por pregões eletrônicos. Não vamos mais eleger presidente, governadores e prefeitos. Uma tomada de preço vai simplificar tudo!... Vence a proposta que apresentar maior lucro para o capital. Ah! Senadores, deputados e vereadores... todos demitidos... (como estão fazendo com os servidores públicos). Custam caro!... São ineficientes!... Não servem para o “sistema”!

No Estado Privado deixaremos de ser cidadãos para integrarmos uma enorme massa de trabalhadores à serviço do capital dominante. Uma extraordinária reserva de mão-de-obra barata. Isso não seria lógico?!...

Deixando a ironia de lado, os graves problemas políticos e econômicos da nossa Nação não podem ser justificativas para privatizar o Estado. Muito menos a incompetência administrativa dos “laranjas” representantes do capital. Temos é que entender nosso papel nesse processo e exercer a cidadania!

“No final de contas, o valor de um Estado é o valor dos indivíduos que o compõem.” John Stuart Mill.

Túlio Carvalho

[email protected]

Publicado em 7/1/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados