Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

02/01/2017 - 10h48min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Adeus Ano Velho!

Esta coluna em dezembro de 2015 recebeu o título de “O Ano da Crise”. Mesmo que eu seja tentado a dizer que fiz uma previsão precisa para 2016, era uma referência ao ano que se encerrava. Agora, ao elaborar uma pequena retrospectiva para 2016, a palavra crise também está em evidência. Não arriscaria uma perspectiva para 2017, mas tenho lido a opinião de muitos economistas renomados afirmando que o pior já passou, que iniciaremos uma recuperação em 2017, lenta é verdade, mas uma recuperação. Estamos torcendo para já termos chegando ao fim do poço!

Contas públicas

O ano de 2016 deve ser o pior em termos de resultado das contas públicas desde 1996. Só no mês de dezembro, a previsão é de um déficit de 73,5 bilhões de reais. No ano, o déficit deve ficar em 167,6 bilhões de reais. A explicação primária é simples, as receitas diminuíram e as despesas aumentaram, mas por que?

Foi um ano de extrema instabilidade econômica, o processo de impeachment presidencial contribuiu de forma muito importante para isso, foram longos meses de muita insegurança. A nossa economia, como a de muitos países, depende fortemente da atração de investimentos, e para isso é preciso credibilidade. Um país que apresenta um crescimento significativo da sua dívida nos últimos anos, gasta muito mais do que arrecada, e ainda passa alguns meses sem saber quem será o seu, ou sua, comandante, definitivamente não passa credibilidade.

Corrupção

Em 2016 foi descoberto o maior esquema de corrupção da história deste país, vejam bem, descoberto. Isso não quer dizer que nunca ocorreu algo parecido antes, mas se ocorreu não ficamos sabendo. Isso não ajuda em nada a nossa economia, não que seja ruim o “descobrir” esquemas de corrupção, ruim é não punir os responsáveis, se ocorreu, é preciso ir até o fim. Mas isso obviamente contribuiu para a piora dos índices de desemprego e para a queda do PIB. As maiores empresas do Brasil passaram por um ano, também, muito difícil, com vários executivos sendo investigados. Neste ponto, não podemos reclamar dos efeitos que estes escândalos causam, mas lamentar que as ações de corrupção ocorreram. O problema não é o escândalo da corrupção, é a corrupção!

Márcio Silveira

[email protected]

Publicado em 31/12/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados