Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

03/10/2016 - 08h54min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Gastos Públicos

Está na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que propõe um limite ao aumento dos gastos públicos federais, estes não poderiam superar a inflação do ano anterior. Esta medida faz parte do famoso ajuste fiscal, que também pretende limitar o crescimento da dívida pública do nosso país. Em outras palavras, tem que sobrar mais dinheiro para pagar a dívida e para investimentos.

Gastar menos do que se arrecada é um princípio tão básico de gestão financeira, mas é preciso que a nossa Constituição determine um limite para que o governo federal respeite este princípio. Sabemos que não é fácil fazer a gestão das finanças públicas de um país do tamanho do Brasil, são muitos fatores que influenciam o orçamento da União, muitas pressões políticas, da sociedade, este limitador poderá sim contribuir para o controle dos gastos. Foi este o propósito da Lei de Responsabilidade Fiscal publicada no ano 2000, e seus benefícios para a gestão das finanças públicas são indiscutíveis.

Talvez não fosse necessária uma previsão constitucional, apenas bons gestores, mas na falta destes...

Gastos com o funcionalismo

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta semana, as remunerações dos servidores públicos estaduais cresceram 53,52% acima da inflação entre 2004 e 2014, e dos municipais 46,10%. Possivelmente, este é um dos fatores que influenciaram os problemas financeiros dos estados e municípios neste período. Enquanto isso a remuneração no setor privado teria apresentado um ganho de 37,65% acima da inflação no mesmo período.

Não podemos generalizar, e imaginar que todos os servidores receberam aumentos significativos nestes dez anos analisados, existe muita disparidade na remuneração dos servidores públicos, muitos ganham pouco, e poucos ganham muito. Mas enquanto isso, o governo do estado do Rio Grande do Sul passa por dificuldades históricas para pagar a folha, e neste mês de setembro mais uma vez irá parcelar o pagamento.

A explicação é relativamente simples, os gastos só aumentam, e em tempos de crise econômica as receitas públicas diminuem significativamente.

A Coca-Cola gaúcha é mexicana!

Em julho deste ano alguns boatos davam conta da possível venda da gaúcha Vonpar para a empresa mexicana Femsa, essa informação foi negada na época pelos responsáveis. Em nota na semana passada o CEO da Vonpar, Ricardo Vontobel, confirmou a operação. A mexicana já atuava na grande São Paulo, Campinas, Santos, no estado de Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A mexicana informou que está confiante quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas. Em breve saberemos quais serão as mudanças...

Márcio Silveira

[email protected]

Publicado em 1º/10/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados