Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

29/08/2016 - 10h27min

Painel Econômico

Compartilhar no Facebook

enviar email

Uma Luz no Fim do Túnel

Fim da Olimpíada, estamos a poucos dias do último mês do terceiro trimestre, já superamos quase 70% do ano de 2016, o processo de Impeachment deve ser finalizado na próxima semana, e agora?

Iniciamos este ano contabilizando um desempenho econômico terrível em 2015, o pior resultado do PIB nos últimos 25 anos, uma redução de 3,8% da economia, e a projeção é para encerrar 2016 com uma redução de 3% do PIB. Mas já conseguimos verificar alguns sinais de uma possível recuperação da nossa economia. Vejam, uma POSSÍVEL recuperação. A ênfase no possível é porque os atuais indicadores ainda são muito ruins. A inadimplência continua a aumentar, os juros também, aliás, umas das notícias desta semana é que o juro do cheque especial bateu o seu recorde histórico no período do Real. No mês de julho a taxa alcançou 318,4%!! Recorde desde julho de 1994.

O endividamento das famílias apresentou uma leve queda em junho, segundo o Banco Central, mas isso não é necessariamente uma notícia boa. Com a inadimplência e os juros em alta, o acesso ao crédito fica mais restrito, logo, menos pessoas tomaram crédito.

Mas nem tudo são trevas, as projeções de médio prazo são alentadoras, depois de dois anos de queda no PIB (2015 e 2016) e um ano de estagnação, em 2014 o PIB cresceu 0,1%, a projeção de alguns setores é de que em 2017 o resultado seja um crescimento de 1,5% do PIB. Outro indicador de uma possível recuperação são os resultados de pesquisas que medem o nível de confiança dos empresários, O ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial demonstrou que os empresários estão confiantes, resultado que não ocorria desde março de 2014.

A crise não acabou, a economia ainda não retomou o crescimento, mas pelo menos o cenário atual mostra para uma possível retomada a partir de 2017. As eleições deste ano são para as prefeituras, então não se espera outra grande mudança a nível federal, o que poderia trazer mais uma onda de instabilidade para a economia. É possível dizer que a escuridão total já acabou, que literalmente já estamos podendo ver uma luz no fim do túnel. A Copa do Mundo já foi, a Olimpíada, as eleições municipais serão em um período curto, é possível que o foco seja a recuperação da nossa economia. Quanto tempo levaremos para retomar o auge da nossa economia? É difícil fazer esta previsão, mas a retomada provavelmente será lenta e gradual.

Observatório Social

A cidade de Guaíba realmente se mobilizou para a implantação de um Observatório Social, as reuniões com as lideranças já estão acontecendo, e acredito que o projeto será definitivamente implantado na nossa cidade. Não é o fim da corrupção, tampouco a única forma de combatermos este mal que corrói a nossa sociedade, mas é mais uma ferramenta de combate ao desperdício dos escassos recursos públicos.

Márcio Silveira

[email protected]

Publicado em 27/8/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados