Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

21/05/2018 - 15h13min

Opinião

Mãe: Voo de Significados

Compartilhar no Facebook

O voo da borboleta pode ser apenas o itinerário de um inseto. Na ordem dos significados, a lepidoptera é considerada o símbolo da transformação. Designa felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e renovação. Para Cleonice Lemos da Cunha, 49 anos, o voo da borboleta tem o significado da transformação de uma vida.

Uma oportunidade, uma borboleta e uma mudança de vida. A mulher recolhida apenas a casa com uma carga cultural de insignificância e dependência tornou-se uma senhora alegre, altiva, realizada e respeitada em sua dignidade.

Nas memórias vitais de 2006, encontrou a coragem de aceitar uma oportunidade. A inspiração de uma amiga a levou para o indelével aprendizado do artesanato. Essa disposição fez dela uma artífice de belas obras.

– “Nós mulheres, nunca tivemos oportunidade de aprender. Entrei por uma nova porta em minha vida. Aprendi a fazer com as minhas próprias mãos. Isso ajudou muito a minha família com uma renda extra. Foi uma oportunidade de saber que podemos contribuir, trabalhar, ter nossa atividade. Mais importante: com um pequeno esforço foi possível contribuir na minha dignidade”.

Tomar a atitude de sair de casa e aprender. Foi o start maravilhoso de uma vida. Cleonice tornou-se uma artífice de uma ponte que conduz à visão harmônica e antipredatória da natureza. “A ideia é reciclar e reaproveitar sem descartar no meio ambiente os resíduos. Aprendi a amar o artesanato. Ele faz bem para a gente. Fazemos as coisas com nossas próprias mãos, exercitando nossa criatividade. Isso é uma terapia”.

O voo da borboleta tem o significado da reconstrução de um amor pela natureza e de uma vida desgastada pela erosão do tempo. O voo da borboleta é portador da dignidade de uma mãe que deseja filhos dignos. O voo da borboleta é mais uma obra do Projari.

Elton Bozzetto

Publicado em 19/5/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados