Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

01/09/2014 - 14h24min

Opinião

A Luz e a Arquitetura

Compartilhar no Facebook

Por Maria Manoela Bento Pereira e Joana Deicke

A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura. Não só a iluminação artificial, mas, principalmente a valorização da luz natural.

Especificar as aberturas e janelas com tamanhos e localização bem posicionada privilegiam a luz natural. A luz do sol é muito importante, estimula e é saudável.

A iluminação deve ser prevista já no projeto, com os espaços pensados sob o efeito da luz. Analisar o ambiente a ser projetado extraindo dele todo o seu potencial de iluminação, tanto natural quanto artificial.

A iluminação artificial é diferente para espaços residenciais, comerciais e corporativos. Por isso o projeto luminotécnico é muito importante. E nele devem constar especificação das luminárias e lâmpadas mais apropriadas para cada uso.

Nos espaços residenciais a iluminação de um quarto, por exemplo, não pode ter o mesmo tratamento que a cozinha, pois são tarefas diferentes. A luz tem a função de valorizar ambientes, tornando–os mais acolhedores e agradáveis, e dependendo do modelo de luminária, pode proporcionar um menor consumo de energia.

Num ambiente comercial a iluminação pode e deve assumir um papel estratégico na concepção do projeto, servindo tanto para destacar produtos, quanto para reforçar a identidade da marca.

A luminotécnica dos ambientes corporativos deve procurar aliar o caráter funcional e boa iluminação. A luz deve iluminar o ambiente de trabalho com eficiência e conforto, sem criar sombras que podem dificultar a execução das tarefas.

Hoje a iluminação está muito valorizada e possibilita inúmeros efeitos que são possíveis através de rebaixos de gesso, luminárias de uso específico e peças de design diferenciadas. Os recursos disponíveis do mercado são bem amplos, com os vários tipos de lâmpadas, os LEDS, as fibras óticas e os acessórios. Sem falar, também, nas automações residenciais que dão muito conforto ao usuário.

A iluminação influencia no comportamento humano, mexe com os sentimentos e com o humor. Ela pode deixa-lo triste, feliz, agitado ou tranquilo. Por isso o investimento em um projeto adequado de iluminação se faz tão importante.

Fotos: Renata Biglia e Danibat Fotografia

Todas as fotos publicadas são projetos feitos pelo Escriório Joana & Manoela Arquitetura

Publicado em 30/8/14

Iluminação indireta feita com recurso das sancas no gesso

luminação de recepção. Usamos o recurso da iluminação vindo do forro em gesso e descendo no painel em marcenaria

Luminária Tolomeu - peça de design


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados