Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

29/06/2021 - 08h53min

O Recomeço

Compartilhar no Facebook

A pandemia de Covid-19 está completando um ano e meio. O distanciamento social, a fim de reduzir a aceleração do contágio, ainda se faz necessário, mas com a vacinação avançando é preciso rever as estratégias, considerando prioridades e experiências. É preciso recomeçar.

O afastamento dos estudantes das escolas gerou danos importantes, sendo o principal deles o avanço da evasão escolar. A tecnologia proporciona ferramentas capazes de contribuir com o aprendizado à distância, no entanto, em países com expressiva desigualdade social, esta alternativa não passa do campo teórico. No Brasil, o chamado ensino remoto não aconteceu na prática, porque a maioria das famílias não dispõe de equipamentos e acesso à internet adequados. O discurso político vendeu uma educação à distância, mas não entregou.


Neste período de pandemia, a desigualdade social, que já era grande, aumentou ainda mais. Milhões de crianças e jovens foram afastados da escola e não tiveram a chance de se conectar para continuar os estudos porque são pobres. Milhares de trabalhadores ficaram desempregados; os pobres ficaram ainda mais pobres.


Agora, com a vacinação de professores e funcionários de escolas e com os devidos protocolos sanitários, a retomada das aulas presenciais é uma prioridade no contexto social. Não se pode reparar perdas provocadas pela pandemia na Educação, mas é possível interromper o avanço dos prejuízos. As crianças e os jovens precisam voltar para a escola e isso deve ser feito com segurança.


O distanciamento presencial provocou muitos prejuízos em todos os segmentos da sociedade, mas também deixou ensinamentos relevantes, como a necessidade urgente de se diminuir o abismo entre as classes sociais.


É preciso recomeçar e seguir em frente, buscando avançar com mais experiência, empatia e resiliência. E que todos os valores sacudidos pela pandemia possam ser refletidos nas famílias, nas empresas, e, principalmente, nas salas de aula.

Publicado em 25/6/21.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados