Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

20/07/2020 - 11h08min

DetranRS lança escola de trânsito online

Compartilhar no Facebook

Inscrições para cursos são gratuitos

Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos, o DetranRS lançou, na terça-feira, 14, a Escola Pública de Trânsito Online. A criação foi anunciada em setembro do ano passado, pelo governador Eduardo Leite, com o objetivo de ser um espaço físico completo. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, a autarquia oferece, neste primeiro momento, a versão online, que pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br.


O lançamento ocorreu por meio de videoconferência, com a participação da diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga.


“A missão da Escola é promover a Educação para o Trânsito fundamentada em princípios éticos que contribuam para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência coletiva e a construção de uma cultura de preservação da vida”, observou Diza. “Quando houver segurança e as medidas sanitárias permitirem, poderemos inaugurar a versão física da Escola com seu ônibus, que levará os alunos até as aulas, mas a vida não pode esperar e temos que nos adaptar a essa nova realidade”, concluiu a diretora.


Inscrições Abertas

Desde o dia 14 de julho, estão abertas as inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral.


Para a população em geral, o Curso de Educação e Cidadania no Trânsito (20 horas) tem como finalidade proporcionar a reflexão sobre a participação no trânsito, bem como ampliar percepções sobre os riscos para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. Também se propõe a pensar sobre as possibilidades de atuação nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos.


As inscrições são realizadas no site escola.detran.rs.gov.br. O interessado escolhe o curso no menu “Nossos cursos” e clica em “Quero me inscrever”. O site levará para a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o login é feito ou as contas são criadas, caso ainda não tenha.


Outros Cursos

Além dos cursos com inscrições abertas, a escola oferecerá, em breve, o PerCURSO de bike, para orientar sobre a bicicleta como meio de transporte; o Recalculando a Rota... a pé, sobre os benefícios dos deslocamentos a pé; o Orquestrando, para estimular o diretor de Ensino do CFC a qualificar a gestão pedagógica; o Espaço Jari, para capacitar relatores à realização do julgamento de recursos de infração de trânsito; e o Aluno difícil ou dificuldade do aluno?, com o objetivo de instrumentalizar instrutores de trânsito a compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de habilitação.


Outros cursos ainda estão em desenvolvimento e serão lançados em breve.


Suspeito de tentativa de latrocínio é preso

A Polícia Civil de Guaíba prendeu, no dia 10 de julho, um indivíduo de 25 anos suspeito de ter participado de uma tentativa de latrocínio no Bairro Primavera, em Guaíba.


De acordo com a Polícia, no dia 7, o investigado aproximou-se da vítima, que estava na frente de sua casa, e, dissimulando o motivo de sua presença, disse que estava ali para buscar o cão de estimação do namorado da neta da vítima, uma pessoa idosa. Quando a senhora deu as costas para o suspeito, a fim de buscar o cachorro, ele a atingiu com um golpe na cabeça que a fez cair no chão. A partir daí, a vítima foi amarrada, amordaçada e passou a ser espancada pelo agressor, o qual afirmava que iria matá-la e exigia a quantia de três mil reais, pois sabia que ela tinha em casa. O criminoso falava que só estava cumprindo ordens.


Segundo a delegada Karoline Calegari, o crime foi ordenado, de dentro do presídio, por criminoso que namora a neta da vítima, o qual está preso por imputação de tráfico de drogas, porte de arma furtada das forças policiais, por integrar organização criminosa e pela prática de dois homicídios recentes ocorridos em Guaíba, inclusive o que vitimou o motorista de aplicativo cujo corpo foi ocultado na margem da Vila IPE, no Município.


A Polícia ressaltou que o assaltante que ingressou na casa da idosa sabia que a vítima teria retirado três mil reais em dinheiro e praticou o crime em chamada de vídeo com o presidiário, que dava as ordens e determinava que o assaltante mostrasse a ele o estado que a vítima estava ficando com as agressões.


Por fim, o criminoso cortou o pescoço da vítima com uma faca e só parou de agredi-la porque a idosa fingiu que estava morta.


A Polícia investiga a participação da neta da vítima no crime, adolescente que havia sido internada na FASE por tráfico de drogas, em operação da DP local, no mesmo dia do crime.


De acordo com a Delegada Karoline, chama a atenção a violência e a crueldade do ataque, bem como o fato de o crime ter sido comandado de dentro do estabelecimento prisional.


O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Metropolitana, delegado Regional Mario Souza, afirma que “a DP Guaíba apresentou uma resposta rápida e contundente contra este gravíssimo crime, o que com certeza contribui para a redução de delitos desta natureza no Município”.


O investigado, após os trâmites legais, foi encaminhado ao sistema prisional.


Acidente com Morte na BR

Um acidente de trânsito com vítima fatal, envolvendo dois veículos com placas de Guaíba e um de São Lourenço, aconteceu no final da tarde de domingo, 12, na BR-116, próximo ao acesso da Vila Pedras Brancas. O choque violento resultou na morte de Sílvio Silva da Silva, 30 anos de idade, morador de Guaíba.


A Polícia investiga as circunstâncias do acidente.



Publicado em 17/7/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados