Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

11/05/2020 - 08h49min

Estado usará dados de celulares para acompanhar pontos de aglomeração

Compartilhar no Facebook

A mobilização para conter o avanço do novo coronavírus no RS ganha um novo aliado. A partir de uma parceria com as principais empresas de telefonia celular, o Governo do Estado terá acesso a dados agregados e não individualizados sobre deslocamento populacional, em tempo real, nas diferentes localidades do Estado. O objetivo é ter insumos para a tomada de decisões estratégicas no combate à pandemia. O acesso da base de dados das operadoras é limitado a pessoas específicas e foi liberado na quarta-feira, 6.

As informações, geradas a partir de dados da rede móvel das diferentes operadoras, permitirão acompanhar a mobilidade populacional e identificar situações de aglomeração de pessoas que, segundo as autoridades sanitárias, representam os maiores riscos de contaminação pela Covid-19.


Sem qualquer custo para o Estado, o termo de cooperação técnica com as empresas que atuarão em parceria foi firmado no final de abril. Ao comentar a cooperação das operadoras, o governador Eduardo Leite ressaltou, durante transmissão ao vivo pela internet nesta quarta-feira, 6 (foto), o quanto a disponibilidade de dados a partir das redes móveis poderá auxiliar nesse momento.


As informações serão apresentadas em um modelo de “mapa de calor” que indica maior ou menor concentração populacional por localidade em diferentes períodos. Os dados que serão consultados estarão em nuvem pública (Data Lake) e organizados de forma agregada, estatística e anônima, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.


O Rio Grande do Sul está sob decreto de emergência por conta da doença, e o Governo determinou restrições a diversas atividades, o que inclui a suspensão das aulas em todas as redes.


Atuando em parceria, as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil já haviam disponibilizado a mesma ferramenta ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As operadoras desenvolverão, ainda, aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus.



Mapa dos Leitos para Coronavírus no RS

O Estado lançou, na quarta-feira, 6, o Mapa dos Leitos. Desenvolvido pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e Secretaria da Saúde (SES), o painel (dashboard) pode ser consultado nos sites saude.rs.gov.br/coronavirus; covid.saude.rs.gov.br; e rs.gov.br.


O Mapa mostra os dados registrados por 295 hospitais gaúchos, em tempo real, sobre leitos, respiradores e pacientes confirmados ou não com Covid-19, bem como uma visão temporal, com a evolução da taxa de ocupação, por data, desde abril.



Foto: Divulgação

Publicado em 08/5/20.


Últimas Notícias

Unidades do Super Paulinho, interditadas na quarta, 20, pela Vigilância em Saúde, foram liberadas neste sábado, 23.

Registrada a primeira morte por Covid-19 de um morador de Guaíba na noite desta quinta-feira, 14.

Na noite de quarta-feira, 13, foram confirmados 22 casos de Covid-19 em Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados