Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

30/03/2020 - 11h56min

Os bastidores das decisões para conter a proliferação da Covid-19 em Guaíba

Compartilhar no Facebook

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina da população, em diversas cidades do Planeta, com o isolamento social preventivo.

Em Guaíba, os decretos municipais são construídos pelo Comitê de Acompanhamento, criado para decidir todas as ações de combate ao vírus. O grupo foi formado no dia 16 de março, quando o prefeito José Sperotto assinou o Decreto Municipal 029/2020. A ideia era evitar ações precipitadas e dar mais espaço para opiniões de técnicos, principalmente da área da saúde.


O Comitê tem integrantes fixos: Fábio da Costa, chefe da Vigilância em Saúde; César Waimer, procurador-geral; Rodrigo Pedroso, secretário-geral de Governo; Nelson da Rocha, secretário de Administração e Recursos Humanos; Jocir Panazzolo, secretário da Saúde; Ricardo Sudbrack, médico responsável técnico; Nathalia Zorzo Costa, enfermeira responsável técnica; Karin Aline Rauber, médica infectologista; e Pauline Souza, diretora de Saúde. Além destes, o Comitê conta com a presença constante do diretor de Comunicação, Paulo Ledur, para a divulgação de todas as decisões tomadas nas reuniões, e também, com a eventual participação dos demais secretários e diretores para colaborarem com as medidas que são colocadas em prática.


De acordo com a Prefeitura, no início da pandemia mundial, o grupo estava se reunindo diariamente, duas vezes por dia (manhã e tarde). Depois de uma semana, a frequência das reuniões diminuiu e o Comitê é acionado pelo prefeito sempre que o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Organização Mundial da Saúde fazem algum anúncio que possa impactar no dia a dia dos guaibenses.


Em nota, a Prefeitura afirmou que nenhuma ação do Governo Municipal é decidida exclusivamente pelo prefeito. Nas reuniões, todos são ouvidos e o prefeito atende a ideia que foi aceita pela maioria.


“É um momento inédito para o Mundo. Os países mais desenvolvidos estão com dificuldade de enfrentar essa pandemia. As medidas, que no caso de Guaíba afetam 100 mil pessoas, não podem ser decididas por uma única pessoa. É importante ter o aval técnico para diminuir a chance de erro”, destacou Sperotto. As reuniões acontecem no Gabinete do Prefeito ou por videoconferência.


“A criação do Comitê é muito importante, pois reúne pessoas de diferentes áreas do quadro técnico do Município. Como é uma situação inédita, precisamos pensar coletivamente para criar medidas eficazes contra o coronavírus. Os nossos números demonstram que as estratégias adotas estão no caminho certo, pois não temos nenhum caso registrado em Guaíba”, ressaltou o procurador-geral César Waimer.



Decisões de Impacto Social

Três decretos que impactam diretamente no cotidiano das pessoas foram assinados pelo prefeito com base nas discussões do Comitê. O primeiro deles foi referente à suspensão das aulas nas escolas municipais. Para dar tempo às famílias se organizarem, as creches ficaram de fora e seguiram funcionando por dois dias. Depois, a Secretaria da Educação informou ao Comitê que apenas 36 crianças foram levadas para as creches municipais. Com esse dado, foi entendido que era desnecessário manter as creches abertas, o que gerou o segundo decreto.


O terceiro tratou principalmente do comércio, determinando o fechamento das lojas, e mantendo aberto apenas serviços essenciais: assistência médica hospitalar, distribuição de gás, farmácias, mercados, restaurantes (capacidade reduzida e horário especial), veterinárias, agropecuárias, bancos e casas lotéricas, funerárias, postos de combustíveis, ferragens, mecânicas e motoboys.



Monitoramento em Guaíba

Até o fechamento desta edição, na noite de quinta-feira, 26, em relação ao Covid-19, Guaíba tinha registrado 17 casos investigados, 12 haviam sido descartados, permanecendo cinco em análise.


Acompanhe o monitoramento de controle no Município pelo site da Gazeta Centro-Sul (Últimas Notícias) e, também, acessando o Twitter e a página da Gazeta no Facebook. Não compartilhe notícias falsas nas redes sociais.


Na Região, um caso confirmado em Eldorado do Sul, um em Charqueadas e um em Cerro Grande do Sul.


Contatos com a Gazeta podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 99977.6726. O leitor deve se identificar. O anonimato é garantido caso seja necessário.



Centro de Triagem

A Prefeitura de Guaíba montou um Centro de Triagem de combate ao coronavírus em frente ao Pronto Atendimento (PA). A estrutura foi implantada para atender a população que esteja com sintomas da Covid-19. O objetivo é prevenir a propagação do vírus, evitando que pessoas com a doença entrem em contato com os outros pacientes do PA.

Nove consultórios devem ocupar uma área de 600 metros quadrados de estrutura (foto). O Centro contará com profissionais da Associação Mahatma Gandhi, entidade que administra o PA. As consultas foram programadas para iniciar neste sábado, 28. Os casos suspeitos, com necessidade de exames complementares, serão encaminhados ao PA, através de uma entrada separada dos demais pacientes. A Vigilância em Saúde realizará o teste, visando confirmar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus.


Nos casos de necessidade de internação, o sistema hospitalar de referência é o de Porto Alegre. O secretário de Saúde Jocir Panazzolo disse à Gazeta que a Prefeitura está tentando implantar leitos de UTI, em Guaíba, no prédio do futuro Hospital Municipal.



Governadores mantêm isolamento

Por meio de uma videoconferência, 26 governadores (Distrito Federal não participou) se reuniram na quarta-feira, 25, para discutir soluções conjuntas com o objetivo de minimizar os efeitos sanitários e econômicos da pandemia de coronavírus no País.


Os governadores reiteraram a convicção de que as medidas de isolamento social adotadas nos Estados são necessárias para reduzir a disseminação do vírus e, assim, garantir que os pacientes possam ser atendidos sem colapsar o sistema de saúde. As ações sanitárias convergem com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


“O fórum é importante para que demonstremos unidade no enfrentamento ao coronavírus e a outros temas de interesse comum. As demandas apontadas pelos governadores em relação ao Governo Federal são vitais para que possamos encarar os desafios sanitários e econômicos que se apresentam. Essa coordenação de esforços, com serenidade e ponderação, resulta em benefícios aos brasileiros”, avaliou o governador Eduardo Leite.


Além desses pontos, os governadores debateram medidas no setor econômico, destacando o apelo por auxílio financeiro do Governo Federal. Entre as medidas pleiteadas, está a coordenação, por parte da União, de programas que atendam aos trabalhadores autônomos, informais e às pessoas de baixa renda.


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou da reunião e garantiu que o Congresso dará a atenção e a celeridade necessárias para isso.



Foto: LA/Gazeta

Publicado em 27/3/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados