Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

23/03/2020 - 10h15min

Uma nova realidade nas cidades para evitar a proliferação do novo coronavírus

Compartilhar no Facebook

Rua São José, a principal via de Guaíba, na manhã de sábado, 21

Escolas com aulas suspensas e milhares de pessoas trabalhando em casa fizeram com que o movimento das ruas, do comércio e do transporte público reduzissem de forma progressiva e significativa nessa semana, devendo continuar nos próximos dias. A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina da população e a realidade nas cidades do mundo, com o isolamento social preventivo.

Em Guaíba, temos um exemplo do que está acontecendo em praticamente todo Planeta.

Conforme a Gazeta Centro-Sul divulgou na semana passada, o Decreto Municipal 029/2020 suspendeu todos os eventos públicos, o que provocou o cancelamento do Carnaval de Guaíba, que estava programado para o dia 28 de março.

A Câmara de Vereadores vetou a participação popular presencial nas sessões ordinárias, bem como suspendeu todos os eventos programados para o Plenário do Legislativo.

Essa semana, a Prefeitura decidiu pela suspensão das aulas nas escolas da Rede Municipal, inclusive nas creches, acompanhado Decreto do Estado, que suspendeu as atividades nas escolas estaduais. Instituições privadas e programas sociais também seguiram a mesma linha.

Grandes empresas como a CMPC dispensaram o trabalho presencial nos setores administrativos, que passaram a ser executados por meio remoto (de casa via Internet).

Novo Decreto, Novas Suspensões

Na quarta-feira, 18, o Prefeito Sperotto assinou novo Decreto Municipal (035/2020), abrangendo o setor privado. Entre as suspensões por 30 dias: eventos em ambientes fechados e em locais abertos com mais de 50 pessoas; encontros religiosos (cultos e missas); funcionamento de casas noturnas e bares; eventos no Museu, em CTGs e sindicatos; atividades em academias de ginástica, estúdio de Pilates, centros de treinamento e ginástica.

Restaurantes devem higienizar superfícies com álcool em gel após cada uso e banheiros a cada três horas; manter à disposição dos clientes álcool em gel; a lotação não pode exceder a 50% da capacidade máxima.

No transporte coletivo, é obrigatória a higienização permanente, as viagens devem ocorrer com passageiros sentados e circulação com janelas e alçapões de tetos abertos.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o prefeito José Sperotto disse que Guaíba está enfrentando o problema mundial, com muita responsabilidade, tomando decisões por meio de um comitê especial. Ele afirmou que equipes de fiscalização estão sendo melhor equipadas para garantir o cumprimento das medidas dos decretos, mas ressaltou que conta com a responsabilidade de cada um neste momento especial.

No sábado, 21, a Prefeitura de Guaíba publicou mais um Decreto Municipal, determinando o fechamento do comércio a partir do dia 22. Circulação de pessoas nas ruas até as 20 horas.

Monitoramento em Guaíba

Até o domingo, 22, Guaíba tinha registrado onze casos suspeitos da Covid-19, sendo que seis já haviam sido descartados, permanecendo cinco em análise.

O secretário Municipal de Saúde, Jocir Panazzolo, afirmou que um áudio em circulação pelas redes sociais anunciando a contaminação de uma família em Guaíba é fake news.

Acompanhe o monitoramento de controle no Município pelo site da Gazeta Centro-Sul (Últimas Notícias) e também acessando o Twitter e a página da Gazeta no Facebook. Não compartilhe notícias falsas nas redes sociais.

Contatos com a Gazeta podem ser feitos, também, pelo WhatsApp (51) 99977.6726. O leitor deve se identificar. O anonimato é garantido caso seja necessário.

Atendimento no PA

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde, de Guaíba, anunciou novo protocolo de atendimento no PA 24 horas. Conforme o secretário Jocir Panazzolo, pacientes com sintomas importantes relacionados ao novo coronavírus passaram a receber uma pulseira laranja na triagem, com encaminhamento direto para uma sala especial de isolamento. É feita a apuração mais aprofundada das condições de saúde do paciente e, se necessário, acontece o encaminhamento para a Vigilância em Saúde realizar o teste, visando confirmar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus.

O Secretário Jocir salientou que pacientes com sintomas leves de gripe não devem procurar o PA. Indicou que liguem de casa para os telefones 136 e 150 (24 horas) a fim de relatarem a situação e receberem orientações. Em Guaíba, o número da Vigilância em Saúde é o 3480.7005, atendendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Atendimentos em Órgãos Públicos

Com a proliferação do Covid-19, órgãos públicos e empresas mudaram o sistema de atendimento presencial. Confira o funcionamento nos principais órgãos.

Prefeitura de Guaíba

Todos os serviços essenciais à população seguem normalmente. As guias do IPTU podem ser retiradas no local ou pela internet, através do site da Prefeitura. Foi organizada uma forma para evitar aglomeração no setor.

Outros serviços, inadiáveis para o cidadão, podem ser agendados através do telefone 3480.7000 (ramal – 3017).

Serviços externos que seguem funcionando normalmente: recolhimento de lixo; de Saúde; Secretaria de Obras; e serviços de mobilidade urbana.

Delegacia de Polícia

Para evitar aglomerações, a Polícia Civil enviou nota, comunicando que está com atendimento presencial restrito nas delegacias, registrando somente casos graves.

Casos leves como perda de documentos, acidentes de trânsito sem feridos, furtos, ofensas, entre outros, a população deve realizar os registros pela DP online: pc.rs.gov.br. O telefone da DP de Guaíba é (51) 3401.7100.

Ministério Público

O horário de funcionamento das Promotorias de Justiça de Guaíba a partir de 17 de março (prazo de 30 dias) será de segunda-feira a sexta-feira: das 12 horas às 19 horas, por meio do e-mail ([email protected]) e telefone (51) 3480.2552.

O atendimento presencial será realizado nos casos de urgência, envolvendo as partes.

IPE Prev e IPE Saúde

Os atendimentos presenciais nas unidades do IPE Prev e do IPE Saúde foram suspensos por 120 dias, desde quarta-feira, 18.

Para viabilizar a prestação de serviços aos segurados e pensionistas, são oferecidas possibilidades de atendimento por meios digitais. As orientações para cada serviço estão disponíveis nos sites das instituições (www.ipeprev.rs.gov.br e www.ipesaude.rs.gov.br).

Há somente duas exceções da suspensão dos atendimentos presenciais e são relacionadas ao IPE Prev: solicitação de concessão de pensão por morte e solicitação de restabelecimento de pensionista. O atendimento para esses serviços será exclusivamente para recebimento dos documentos e posterior encaminhamento aos setores responsáveis.

O IPE anunciou que irá pagar o teste para o novo coronavírus aos beneficiários do Instituto, de acordo com recomendação médica.

DetranRS

Uma série de medidas foram anunciadas pelo DetranRS na terça-feira, 17. Além de determinar o trabalho remoto para seus servidores, a autarquia prorrogou prazos, suspendeu autuações e reforçou o atendimento eletrônico para evitar deslocamentos.

Os prazos para apresentação de condutor infrator, defesa e recursos de multas e suspensão serão automaticamente prorrogados em 30 dias.

Os exames teóricos e práticos de habilitação serão suspensos por 15 dias, de 19 de março a 2 de abril. Nas aulas teóricas dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as salas comportarão no máximo 50% da capacidade, seguindo recomendações de higienização dispostas no Decreto Estadual N° 55.118/2020. As aulas práticas poderão ser mantidas, mas recomenda-se que sejam realizadas com vidros abertos e que a cada nova aula seja feita higienização com álcool em gel dos locais onde há contato do aluno com o veículo.

A Junta Médica Especial oferecida pelo DetranRS está suspensa desde o dia 18 de março, pelo prazo de 30 dias. Os leilões que ofertam veículos e sucatas também estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis.

O DetranRS reforçou o atendimento eletrônico pelo telefone 0800-905-5555 e site, que conta com uma ferramenta de chat.

Agências do SINE

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas) suspende os atendimentos presenciais nas agências do SINE de todo o RS a partir desta segunda-feira, 23, pelo período de 15 dias. Trabalhadores que necessitarem dos serviços tem à disposição os canais virtuais: Seguro-Desemprego, site www.gov.br. Aplicativo Sine Fácil; Carteira de Trabalho, aplicativo App CTPS Digital. Vagas de emprego, aplicativo Sine Fácil.

Central de Atendimento ao Trabalhador do Ministério da Economia – 158. Maiores informações no site www.fgtas.rs.gov.br. Dúvidas, esclarecimentos e informações através do e-mail: [email protected]


Texto e foto: Leandro André/Gazeta Centro-Sul

Atualizado em 23/3/2020


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados