Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

17/09/2019 - 10h48min

Segundo a SEMA, qualidade do Ar em Guaíba está entre Boa e Regular

Compartilhar no Facebook

A preocupação com a qualidade do ar é uma constante na população, que se intensifica nos meses do inverno, tendo em vista as doenças respiratórias.

Leitores têm feito contato com a Redação da Gazeta Centro-Sul, solicitando uma reportagem a respeito do monitoramento e da qualidade do ar em Guaíba.

No site da Fundação, há uma informação geral sobre o monitoramento no Estado por meio de uma rede de estações automáticas, denominada de Rede Ar do Sul, onde as análises são realizadas, automaticamente, por equipamentos que utilizam princípios físicos e químicos, no instante em que o ar é amostrado. Os dados gerados são enviados a uma central, o que permite acompanhamento online da qualidade do ar e das condições meteorológicas, nos locais onde estão instaladas as estações.

Situação em Guaíba

Existe uma estação de medição do ar instalada em Guaíba, localizada próxima do PA (foto), que foi implantada pela CMPC, cujas informações são repassadas online para a Fepam.

A Gazeta Centro-Sul questionou a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) a respeito do monitoramento e da qualidade do ar de Guaíba.



Gazeta - Como é feita a análise?

SEMA - A análise é feita pela comparação direta da concentração medida de cada poluente com os padrões estabelecidos pela legislação (Conama 491/2018). Também é gerado um índice de Qualidade do AR (IQAr) para facilitar o entendimento da população das condições de qualidade, vide nosso site para detalhes do índice (http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/iqar.asp).


Gazeta - Qual é o equipamento que faz a medição?

SEMA - A estação de Guaíba monitora sete poluentes atmosféricos, (PI10, PTS, SO2, CO, NOx, TRS, O3), além dos Parâmetros Meteorológicos. Exceto para o poluente TRS, todos os demais tem padrão pela legislação brasileira. Cada poluente é monitorado por um equipamento específico. No caso da estação de Guaíba, os equipamentos são importados de fabricação da Thermo Scientific.

Gazeta - Como está a qualidade do ar em Guaíba?

SEMA - Os dados de 2019 tem mostrado que a qualidade do ar em Guaíba está entre Boa e Regular, atendendo aos padrões de qualidade previsto na Resolução Conama 491/2018.



Gazeta - Qual a influência da fábrica de celulose CMPC na qualidade do ar de Guaíba?

SEMA - A CMPC tem influência direta na qualidade do ar da região, em função tanto pelas suas emissões diretas como pelo elevado fluxo de caminhão que transporta sua matéria prima. A estação do ar está localizada de forma a monitorar o impacto destas emissões na população local, já que se localiza a jusante da empresa. Importante ressaltar que não somente as emissões da CMPC influenciam na qualidade do ar da região, pois tanto as emissões de Porto Alegre e Região Metropolitana, quanto dos demais empreendimentos locais também tem contribuição relevante na qualidade do ar.

Quando episódios críticos de poluição do ar são registrados, um alerta à Diretoria Técnica da Fepam é emitido para adoção de medidas de controle, visando à garantia da saúde pública e proteção ao meio ambiente. Em termos de qualidade do ar do RS, os últimos anos tem mostrado que não houve piora da qualidade do ar nas cidades onde se tem o monitoramento.

Salientamos ainda que a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura está comprometida em implementar novas formas de monitoramento de ar, ampliando o alcance deste trabalho de maneira sustentável do ponto de vista econômico.

Foto: Luiz De Gerone

Publicado em 14/9/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados