Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

13/09/2019 - 15h13min

Frutas orgânicas produzidas em granja no Interior de Guaíba

Compartilhar no Facebook

Por Leandro André

Cerca de cinco quilômetros do trevo de acesso a Guaíba, na BR-116, seguindo pela Estrada Ernesto Costa Gama, está localizada a Granja Santa Inês, uma propriedade rural modelo, onde são produzidas frutas cem por cento orgânicas, destacando o mirtilo.

Ilgo João Kopplin, 78 anos, natural de Canoas (RS), trabalhava com mineração de areia, mas no final da década de 1990 se envolveu com o projeto da montadora Ford, que seria implantada em Guaíba, mas acabou não se concretizando por motivos políticos conhecidos da sociedade gaúcha. Kopplin comprou um sítio em Guaíba visando produzir alimentos orgânicos para fornecer ao restaurante da fábrica de automóveis, cujo projeto se encerrou na terraplanagem.

Ilgo recebeu a Gazeta Centro-Sul na tarde de segunda-feira, 9, em sua granja de 54 hectares, que apesar da frustração em relação ao objetivo inicial, manteve a proposta de produzir alimentos saudáveis. Homem simples, mas com grande conhecimento de plantas, apresentou a sua produção de frutas orgânicas enquanto caminhava em meio a centenas de árvores frutíferas misturadas à vegetação nativa; um cenário natural deslumbrante. A cada vinte metros, o determinado ancião de farta barba branca e corpo esguio parava para passar informações de botânica, utilizando as plantas espalhadas ao longo do caminho verde.

A proposta é produzir frutas nobres como jabuticaba, amora, framboesa, e noz pecan entre outras variedades, mas o forte está na plantação de mirtilo, com produção anual de aproximadamente seis toneladas. O produtor está aguardando o selo de produto 100% orgânico. Ilgo comercializa a fruta na Feira de Orgânicos no Parque Redenção, em Porto Alegre, e na própria granja, onde são vendidas, também, mudas de árvores frutíferas.

Kopplin informou que estudantes da PUC, Ulbra e Unisinos realizam estudos na plantação de mirtilos da Granja Santa Inês.

Mirtilo

O mirtilo ou blueberry é uma fruta capaz de melhorar os níveis de colesterol, açúcar no sangue e prevenir inflamações. O nome científico é Vaccinium myrtillus L., uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas.

Visitação e Educação Ambiental

Kopplin disse estar disposto a abrir sua propriedade para projetos de visitação e de Educação Ambiental por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Ele sugeriu que se crie um grupo de pessoas interessadas em debater e trocar informações sobre questões ambientais de Guaíba e Região, o que pode acontecer por meio de encontros na sua granja.

Contato

Interessados em comprar frutas podem entrar em contato com o produtor pelos telefones (51) 98300.2038 e 9996.74877. A Granja Santa Inês – O Caminho dos Mirtilos está localizada na Estrada Ernesto Costa Gama, 4659, Interior de Guaíba.

FOTO: LA/GAZETA

Publicado em 14/9/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados