Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

08/07/2019 - 14h52min

Assembleia Legislativa debate situação do mormo no Estado

Compartilhar no Facebook

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS realizou na quinta-feira, 4, um debate sobre a situação do mormo nos equinos do Rio Grande do Sul (foto). O encontro teve a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Associação Gaúcha de Cavalo Árabe.

O objetivo da reunião foi conduzir o Estado a conquista do reconhecimento de zona livre da doença. Para a evolução do status sanitário, é necessária a eliminação dos focos da doença: nenhum novo caso registrado nos últimos três anos, um completo programa de vigilância, o controle de movimentação de equinos dentro e fora do Estado e o atendimento as normativas federais. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado brasileiro a apresentar esta solicitação ao MAPA.

“O alcance desse status sanitário é difícil e complexo, mas estamos trabalhando forte nesse propósito. Se tudo ocorrer bem e não surgir nenhum novo caso, em 2020, se o Ministério da Agricultura compreender que atingimos os resultados, seremos um Estado de zona livre de mormo. Iremos realizar audiência públicas, através da Comissão de Agricultura, para ampliarmos o debate com os criadores afim de buscar esse reconhecimento”, ressaltou o deputado Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL/RS.

Foto: Divulgação

Publicado em 06/7/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados