Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

05/07/2019 - 15h03min

Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim completa 93 anos

Compartilhar no Facebook

Muitos guaibenses passaram pelas salas de aula do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, que nessa sexta-feira, 5, completou 93 anos. Foi a primeira escola pública de Guaíba.

Para comemorar a data, a direção e a comunidade escolar organizaram uma programação com diversas atividades, entre elas: lançamento da Hora da Leitura; jantar festivo com reencontro de ex-alunos; lançamento do projeto Rumo ao Centenário; e festa junina.

Atualmente, o Gomes Jardim conta com cerca de 1.100 alunos. A Escola tem se destacado nos últimos anos em projetos culturais e na promoção da Cultura da Paz, recebendo o prêmio Construtor da Paz, da Assembleia Legislativa do RS.

Há 18 anos, foi criado no Instituto o Festival Nacional de Cinema Estudantil, pioneiro no Brasil e referência no debate e uso das novas tecnologias na educação.

O Gomes conta ainda com grupo de música, teatro, cine clube, clube de fotografia e o NTG Aparício Rillo. Os estudantes têm à disposição espaços alternativos de aprendizagem, como horta e o Recanto Jose Lutzenberger, onde são trabalhados temas ligados ao ambiente. O diretor é o professor e jornalista Valmir Michelon.

Histórico

No dia 5 de julho de 1926, foi fundado o Grupo Escolar Pedras Brancas, na Rua Cônego Scherer, Centro de Guaíba. Em 1939, a Escola passou a se chamar Grupo Escolar Gomes Jardim. Com o crescimento, foi construído um novo prédio na Rua José Montaury (foto) para onde a Instituição de Ensino se mudou, em 1941, e se mantém.

No segundo semestre de 1960, o Curso Normal iniciou suas atividades. Durante sua trajetória, a Escola passou por mudanças de nomes até chegar ao atual em setembro de 2000.

Atualmente, o Instituto oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os cursos técnicos: Normal; Técnico em Administração; e Técnico em Celulose e Papel.

Foto: LA/ARQUIVO/GAZETA

Publicado em 06/7/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados