Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

20/05/2019 - 13h58min

Somente 12 Fichas

Compartilhar no Facebook

Morador do Bairro Passo Fundo, Zona Sul de Guaíba, reclama do atendimento de Saúde. Ele contou que levou sua sogra ao Posto de Saúde da Vila Primavera, com fortes dores abdominais. Ao chegar, foi informado que não tinha mais fichas, considerando que são somente 12, de acordo com determinação do secretário.
Disseram, também, segundo o leitor, que somente atenderiam a idosa de 76 anos se alguém desistisse da consulta. Por sorte, uma pessoa que havia marcado não apareceu, então o atendimento foi realizado.

O leitor pergunta: como pode o médico ficar o dia todo no Posto e não atender as pessoas que necessitam, principalmente se tratando de uma idosa? Ele pede esclarecimentos do Secretário Jocir.

O que diz a Prefeitura

A Gazeta Centro-Sul questionou o Governo Municipal sobre este caso e recebeu a nota que segue.

“Sobre o caso específico, seria necessário o nome completo do paciente e o dia do fato para que pudéssemos cobrar uma explicação da equipe. De qualquer forma, segue abaixo o procedimento de costume e o funcionamento do posto mencionado.

O posto da Primavera é uma Estratégia da Saúde Familiar, onde possui um médico da família que atende 8 horas diárias, 3 pacientes por hora, ou seja, 24 pacientes por dia. Esse número é estabelecido pelo Ministério da Saúde, por recomendação da Organização Mundial da Saúde. O Posto acolhe os pacientes através da equipe de enfermagem, que faz a triagem e a verificação dos sinais vitais. Caso tenha a necessidade de atendimento médico, a enfermeira encaminhará o paciente da seguinte forma, dependendo de cada caso: 1- marca consulta; 2- médico do posto atende no mesmo momento; 3- encaminhamento ao Pronto Atendimento, ou 4- solicita o transporte através da ambulância para Pronto Atendimento.”

Publicado em 18/5/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados