Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

17/05/2019 - 15h14min

Sperotto pede ajuda federal para abrir Hospital Regional

Compartilhar no Facebook

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, na quarta-feira, 15 (foto). Ele foi solicitar apoio do Governo Federal para abrir o Hospital em Guaíba. O presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal'Molin; o diretor-geral do Hospital da Restinga, Paulo Fernando Scolari; e o secretário municipal de Saúde, Jocir Panazzolo, participaram do encontro. Eles apresentaram ao ministro o esboço de como deverá ser o Hospital Regional, com previsão de 101 leitos para atendimentos de baixa e média complexidade, 100% SUS.

De acordo com a assessoria do prefeito, o ministro recebeu com bons olhos o projeto e prometeu apoio financeiro do Ministério da Saúde. No entanto, ele salientou que, primeiro, é preciso alinhar com os municípios da Região e, principalmente, com o Governo do Estado. Sperotto ressaltou que o projeto é uma das prioridades da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Mandetta observou que o hospital deve iniciar as atividades no modelo bipartite (governos municipais e Estadual) custeando; logo na sequência, com a documentação completa, passa a operar no modelo tripartite: o Governo Federal entrando com recursos para ajudar no custeio mensal.

Maternidade

Segundo o Governo de Guaíba, o primeiro passo será abrir a maternidade e o atendimento clínico; depois, aos poucos, outros serviços deverão ser agregados, assim como o número de leitos, inclusive com UTI.

Sperotto disse que ainda não há uma data definida para a abertura da maternidade, mas a expectativa é de colocá-la em operação ainda neste ano. O prefeito ressaltou que 90% dos equipamentos e do mobiliário já foram adquiridos pelo Governo Municipal e que o hospital está quase pronto.

A Associação Hospitalar Vila Nova está sendo cotada para fazer a gestão em parceria com o Município. A Instituição, hoje, é referência no RS, estando à frente da administração dos hospitais públicos Vila Nova, Restinga (mais de 10 mil pacientes por mês) e de Charqueadas.

Foto: PAULO LEDUR

Publicado em 18/5/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados