Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

03/05/2019 - 16h05min

35 CTG foi palco do espetáculo que lembra Barbosa Lessa

Compartilhar no Facebook

Foi uma noite marcante e de casa cheia para comemorar os 71 anos do 35 CTG - o primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo. O conjunto Camaquã Terra Farroupilha (foto), criado especialmente para protagonizar o espetáculo cultural “Barbosa Lessa um Canto de Saudade”, integra o projeto “Barbosa Lessa o Multimídia do Sul do Brasil”, idealizado pelo produtor cultural Catullo Fernandes, contemplado pelo Pró-cultura FAC RS.

O poeta e pesquisador criou o espetáculo para manter viva a memória de Barbosa Lessa, falecido em 2002, e que em 2019 estaria registrando 90 anos de vida. “O que Barbosa Lessa diria se assistisse este show relembrando o extinto conjunto Os Minuanos idealizado por ele no Colégio Gonzaga, em Pelotas? Tenho certeza que aprovaria e ainda iria colocar um ‘GRACIAS’ naquele mesmo caderninho, que ele usou para coletar as assinaturas dos jovens, que em 1948 fundaram o 35 CTG”, resumiu Catullo Fernandes.

O show é protagonizado pelos artistas Lucas Bridi, Luana Fernandes e Kátia Vargas acompanhados pelos músicos Eliseu Quintana Duarte - violão, Johnatan Roberto Lutz dos Santos - bateria, Hermes da Rocha Junior - baixo, e Vinícius Machado Mombach - acordeon, e as participações especiais do cantor mirim Murielzinho, do casal de dançarinos Jeankel Lima e Gleiciane Schmitz, e ainda a Invernada Mirim do 35, apoiadores do evento.

Durante o espetáculo, o artista plástico Caiaque pintou ao vivo uma tela retratando Barbosa Lessa. No encerramento, com a presença de Nilza Lessa, viúva do homenageado, a tela foi entregue ao vice-patrão Antônio Dias e a capataz da artística Aimara Bolsi, num gesto que promove a integração tradicionalista proposta por Lessa.

Foto: LUIS CLÁUDIO SILVA

Publicado em 04/5/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados