Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

05/04/2019 - 16h17min

Academia vence pela nova vez consecutiva o Carnaval de Guaíba

Compartilhar no Facebook

A alegria foi o ponto alto do Carnaval de Guaíba, chamado de Mostra Competitiva da Cultura Popular, que este ano aconteceu na avenida mais bonita da Cidade. Uma estrutura com palanques (oficial para autoridades, jurados e Imprensa), sem arquibancadas e camarotes foi montada na Avenida João Pessoa, a “Beira”, atraindo cerca de dez mil pessoas na noite de sábado, 30 de março e madrugada do domingo. A passarela para os desfiles iniciou no Restaurante do Ricardo e a dispersão aconteceu próximo à Estação Hidroviária. O trânsito no local foi desviado para a Avenida Sete de Setembro.

A Brigada Militar garantiu a segurança do evento com grande efetivo e atuação impecável.

Três escolas de samba da Cidade desfilaram na Mostra Competitiva: Estado Maior da Colina; Império Serrano; e Academia de Samba Cohab Santa Rita. A apuração dos votos aconteceu na tarde do domingo, 31, na Avenida João Pessoa.

Blocos

A Império Mirim iniciou a festa às 21 horas, que seguiu com os blocos: Turminha do Barulho; Bohemios; Cativa; Eu te quero bem botequim; Arrastão mais pinguço; Bartira; e Carimba que é Top, este último com cerca de setecentos componentes, se destacou pelo tamanho e alegria contagiante que deixou na avenida.

No final do evento, por volta das 3 horas da madrugada do domingo, após os desfiles das escolas, o Grupo Panela do Samba atravessou a avenida puxando o povo que acompanhou a festa.

Resultados e Protesto

A Academia de Samba Cohab-Santa Rita (foto), com o tema-enredo “No Ceará cabra da peste, nasce a Fortaleza do Nordeste”, conquistou o título de campeã, somando 179,2 pontos. Este foi o nono ano consecutivo que a Escola venceu o Carnaval de Guaíba. Destaque para a bateria que deu um show especial.

A Império Serrano, como o tema-enredo “Quem vai querer, quem vai comprar, tem troca-troca no comércio popular”), fez uma bela apresentação e ficou em segundo lugar, com 178,9 pontos; a Estado Maior da Colina com o tema-enredo: “O Nordeste em poesia colore meu cordel de alegrias”, fez o seu melhor desfile dos últimos anos e ficou em terceiro lugar, com 177 pontos.

O presidente e integrantes da Império Serrano que acompanhavam a divulgação dos resultados na tarde do domingo, 31, não se conformaram com a pontuação e se retiraram sem receber o troféu de segundo lugar. Eles questionaram a lisura dos jurados, gerando um clima pesado, bem diferente do que aconteceu na noite dos desfiles.

A secretária Cláudia Mara, da Setudec, lembrou que os jurados foram escolhidos pelos três presidentes das escolas de samba que participaram do evento.

Avaliação da Prefeitura

“O evento atraiu turistas de várias cidades e movimentou o comércio local. Comerciantes, taxistas e motoristas de aplicativos faturaram mais, houve uma ampla cobertura da imprensa, inclusive de outras cidades. Ainda de acordo com a Brigada Militar, nenhuma ocorrência foi registrada.

A Prefeitura agradece e parabeniza o belo trabalho realizado pela Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros durante a Mostra.”

Foto: LA/GAZETA

Publicado em 06/4/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados