Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

18/02/2019 - 14h56min

Projeto de mineração de carvão preocupa moradores da Região

Compartilhar no Facebook

Pauta do Leitor:

Moradores de Eldorado do Sul procuraram a Gazeta Centro-Sul para manifestar preocupação com um projeto da Copelmi, denominado de Mina Guaíba, que prevê a extração de 166 milhões de toneladas de carvão bruto nos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas (foto).

A área onde a Copelmi pretende explorar a mineração possui lençol freático a 3,5 metros, lavouras de arroz e um condomínio residencial. A preocupação dos moradores é com o impacto ambiental, considerando a possibilidade de destruição da biodiversidade e poluição de importante reserva de água de boa qualidade.

Audiência Pública

Atualmente, o projeto Mina Guaíba está em processo de análise técnica da Fepam, visando a liberação da Licença Prévia (LP), que é a primeira antes de um projeto ser liberado para execução e operação.

No dia 14 de março, às 18h, acontecerá uma audiência pública no Clube Tiradentes, em Charqueadas (Avenida Bento Gonçalves, 670), quando será apresentado o conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), além de colher sugestões e registrar manifestações da sociedade a respeito do empreendimento.

Comentários a respeito do referido projeto devem ser protocolados até o dia 27 de março de 2019, na sede da Fepam, nos Balcões de Licenciamento Ambiental Unificado, ou enviados para o e-mail [email protected]

Cabe ressaltar que a pesquisa mineral do empreendimento é de 1978.

Energia Suja

Ambientalistas e expressivo número de técnicos têm se manifestado contrários ao uso do carvão para a geração de energia elétrica, considerando ser um processo altamente poluente, que já foi desativado ou está em fase de desativação em diversos países. Projetos modernos, integrados ao conceito de sustentabilidade, estão adotando energia limpa, como eólica (vento) e solar.

Foto: DIVULGAÇÃO

Publicado em 16/2/2019


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados