Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Domingo, 21 de abril de 2019

04/02/2019 - 14h22min

Terceiro Encontro dos Municípios Hidroviários do Rio Grande do Sul

Compartilhar no Facebook

A Famurs, em parceria com a Associação Hidrovias do Rio Grande do Sul (HidroviasRS), realizou na quarta-feira, 30, o Terceiro Encontro dos Municípios Hidroviários do RS. Com o tema “Caminhos para o Desenvolvimento”, o evento deste ano teve o objetivo de analisar e debater a recuperação e as potencialidades produtivas de lagos e rios, bem como os respectivos territórios lindeiros como fator de desenvolvimento do Estado.

O Encontro aconteceu na sede da Federação, em Porto Alegre, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, servidores e técnicos municipais; autoridades, entidades e empresas relacionadas ao sistema hidroviário. Foram abordados temas como a importância das hidrovias para o Estado, sua interface com o Porto de Rio Grande e o transporte como fator de desenvolvimento.

De acordo com a HidroviasRS, apesar do transporte por água ser mais vantajoso, em virtude dos menores investimentos, consumo de combustível e de impacto ambiental, o Rio Grande do Sul não possui políticas públicas que estimulem o uso das hidrovias interiores e dos seus territórios marginais. Conforme levantamento da entidade, o Estado possui em seu Sistema Hidroviário Interior cerca de 1.200 km de vias navegáveis. Contudo, hoje, menos de 700 km são utilizados.

“São mais de 60 municípios banhados por lagos ou rios que poderiam explorar essas áreas para criar verdadeiros núcleos produtivos, industriais, logísticos e ou de esporte, turismo e lazer”, ressaltou o presidente da HidroviasRS, Wilen Manteli.

A expectativa é de que a partir do evento, possa ser despertado o interesse no transporte hidroviário e que isso gere riqueza, empregos, novas empresas e tributos tanto ao Estado quanto aos municípios contemplados por rios e lagos. Após os debates, foi elaborada uma proposta da Hidrovias/RS, encaminhada ao governador Eduardo Leite.

O encontro foi realizado em parceria com a Hidrovias/RS, integrada pelas entidades Famurs, Farsul, Fecomércio e Fiergs.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 2/2/2019.


Últimas Notícias

Aumento abusivo do IPTU em Guaíba. Prazo para recurso administrativo encerra na segunda, 15. Ver na edição impressa.

Império Serrano não aceitou o resultado e não recebeu o troféu de segundo lugar do Carnaval de Guaíba.

Academia Cohab Sta. Rita vence Carnaval de Guaíba, com 179,2 p. Império Serrano, 2º com 178,9; e E.M. Colina, 177p.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2019 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados