Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

11/01/2019 - 11h06min

Ano de Esperança

Compartilhar no Facebook

Este ano começou em meio a uma onda de esperança de que aconteçam mudanças importantes no Brasil com os novos governos Federal e Estadual. Os desafios são grandes, destacando a necessidade de alavancar a economia e reduzir consideravelmente a corrupção, que, pelos registros dos últimos anos, vem prejudicando sobremaneira a sociedade brasileira de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

No Rio Grande do Sul, é preciso seguir realizando ajustes a fim de tirar o Estado de uma crise econômica e social que vem se agravando, apesar do potencial de desenvolvimento existente, considerando as riquezas naturais, a fertilidade do solo, o clima e o perfil do povo trabalhador.

É preciso que os novos governantes trabalhem para equilibrar as contas públicas e que façam bom uso do dinheiro gerado por toda a sociedade. Isso significa fazer gestão voltada para a eficiência do Estado. Os compromissos nesse sentido já foram ratificados pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Eduardo Leite. É preciso, no entanto, colocar os discursos em prática para resgatar a confiança do povo na classe política.

Os governos municipais chegaram na metade das gestões e restam ainda muitas ações para serem feitas a fim de que possam apresentar um trabalho satisfatório aos munícipes. Para isso, se faz necessário que a União e os Estados regularizem os repasses devidos aos municípios, porque é neles que são realizados os serviços essenciais à população.

Nos últimos anos, percebe-se uma movimentação acanhada de prefeitos em relação à pressão política para que suas reivindicações sejam atendidas. São frequentes as caravanas a Brasília, como a “Marcha dos Prefeitos”, por exemplo. No entanto, no final das contas, não passam de atos formais que terminam em fotos e sorrisos, sem avanços efetivos que resultem em melhor distribuição dos recursos públicos.

Espera-se que este seja um ano no qual aconteçam mudanças para melhorar efetivamente a qualidade de vida dos brasileiros. O diagnóstico da doença é conhecido e o tratamento já foi amplamente anunciado, restando colocá-lo em prática.



Publicado em 12/1/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados