Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Domingo, 31 de maio de 2020

07/01/2019 - 17h26min

Prática de atividades físicas exige cuidados no verão

Compartilhar no Facebook

A prática de exercícios físicos em um dia ensolarado e quente pode ser prazeroso, porém, esse cenário típico do verão exige alguns cuidados especiais por parte do esportista.

O clima quente requer mais do sistema de refrigeração corporal, acarretando uma diminuição do plasma. Essa diminuição compromete o sistema cardiovascular, além de provocar transtornos como câimbras, tontura e desmaios, portanto, é essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, além da melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento.

Segundo o educador físico da Univeritas/UNG, Edison Tresca, deve-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis. Em ambientes fechados, é preciso mantê-lo arejado e, quando necessário, ventilado. Em atividades realizadas ao ar livre, aplicar protetor solar, usar óculos de sol e boné. “Mesmo que você esteja habituado a uma prática regular de atividades físicas, em dias muito quentes, procure reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20%. Evite exercitar-se em temperaturas superiores a 29 graus e em dias com umidade relativa do ar abaixo de 50%”, ressaltou Tresca.

Ainda de acordo com o professor Edison Tresca, é essencial procurar exercitar-se nos períodos mais frescos do dia, como início da manhã e finalzinho da tarde, ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo, pela transpiração, é mais intensa, podendo desidrata-lo muito rapidamente. Ingerir preferencialmente água fresca, evitando bebidas industrializadas, que normalmente contém muito sódio como conservantes.

Fonte: Universitas/UNG

Publicado em 5/1/2019.


Últimas Notícias

Navio bate em pilar da Ponte do Guaíba. Içamentos estão suspensos, mas tráfego de veículos continua.

Unidades do Super Paulinho, interditadas na quarta, 20, pela Vigilância em Saúde, foram liberadas neste sábado, 23.

Registrada a primeira morte por Covid-19 de um morador de Guaíba na noite desta quinta-feira, 14.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados