Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

07/01/2019 - 17h26min

Prática de atividades físicas exige cuidados no verão

Compartilhar no Facebook

A prática de exercícios físicos em um dia ensolarado e quente pode ser prazeroso, porém, esse cenário típico do verão exige alguns cuidados especiais por parte do esportista.

O clima quente requer mais do sistema de refrigeração corporal, acarretando uma diminuição do plasma. Essa diminuição compromete o sistema cardiovascular, além de provocar transtornos como câimbras, tontura e desmaios, portanto, é essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, além da melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento.

Segundo o educador físico da Univeritas/UNG, Edison Tresca, deve-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis. Em ambientes fechados, é preciso mantê-lo arejado e, quando necessário, ventilado. Em atividades realizadas ao ar livre, aplicar protetor solar, usar óculos de sol e boné. “Mesmo que você esteja habituado a uma prática regular de atividades físicas, em dias muito quentes, procure reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20%. Evite exercitar-se em temperaturas superiores a 29 graus e em dias com umidade relativa do ar abaixo de 50%”, ressaltou Tresca.

Ainda de acordo com o professor Edison Tresca, é essencial procurar exercitar-se nos períodos mais frescos do dia, como início da manhã e finalzinho da tarde, ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo, pela transpiração, é mais intensa, podendo desidrata-lo muito rapidamente. Ingerir preferencialmente água fresca, evitando bebidas industrializadas, que normalmente contém muito sódio como conservantes.

Fonte: Universitas/UNG

Publicado em 5/1/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados