Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

03/12/2018 - 14h04min

Golpe duro na lavagem de dinheiro em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Operação resulta em dois presos e sequestro de meio milhão de reais

Uma grande operação da Polícia Civil, denominada Tio Patinhas, foi deflagrada em Guaíba, na manhã de quarta-feira, 28, em combate a jogos de azar e lavagem de dinheiro.

A Operação foi efetuada por agentes da Delegacia de Polícia (DP) local, coordenados pelo delegado Thiago Carrijo Fraga, com apoio da 2ª DPRM e do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil Gaúcha, envolveu 68 policiais civis.

Foram cumpridas 28 ordens judiciais em Guaíba, nos bairros Engenho, Parque 35, Alegria, Centro, Colina, Ramada e Vila Iolanda, além da localização e do sequestro de bens móveis e imóveis que totalizam mais de meio milhão de reais. Um dos pontos alvos da ação foi o Strike Boliche, conhecido estabelecimento de entretenimento localizado no Bairro Engenho.

Segundo a Polícia, a investigação iniciou em junho de 2017, motivada pelo fato de, mesmo após o fechamento de casas onde eram realizados jogos ilegais no Município, estas voltaram a funcionar rapidamente.

Após investigação mais aprofundada, constatou-se que havia crimes mais graves envolvidos, como a formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro, fazendo uso de empresas existentes na Cidade.

A Justiça autorizou a interceptação telefônica de dez suspeitos e posteriormente ordenou a quebra do sigilo bancário e fiscal de 26 investigados, entre pessoas físicas e jurídicas. Os nomes não foram divulgados.


Foram bloqueadas as contas bancárias de 13 investigados, apreendidos 12 veículos, sendo dez carros e dois caminhões. Também foram sequestradas duas propriedades adquiridas com recursos provenientes da lavagem de dinheiro.



Passagem Secreta

Durante as buscas, policiais encontraram um armário com fundo falso (foto) que conduzia a uma suíte e uma câmera de vigilância escondida em um capacho. Foi descoberta a oficina em que eram fabricadas as máquinas caça-níqueis e apreendidas as placas-mães, 48 ceduleiras, três armas de fogo e um simulacro.

Além do valor bloqueado judicialmente, foram apreendidos mais de R$ 18.000,00 em dinheiro, entre notas e moedas. Dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo o delegado, essa foi a primeira operação de lavagem de dinheiro realizada no Município e não será a última, considerando que o crime de jogos de azar tem menor potencial ofensivo, mas normalmente precede crimes mais graves. Disse, ainda, que serão desencadeadas novas operações no combate a outros tipos de crimes preexistentes.

Foto: Divulgação/PC

Publicado em 1/12/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados