Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

03/12/2018 - 14h04min

Golpe duro na lavagem de dinheiro em Guaíba

Compartilhar no Facebook

Operação resulta em dois presos e sequestro de meio milhão de reais

Uma grande operação da Polícia Civil, denominada Tio Patinhas, foi deflagrada em Guaíba, na manhã de quarta-feira, 28, em combate a jogos de azar e lavagem de dinheiro.

A Operação foi efetuada por agentes da Delegacia de Polícia (DP) local, coordenados pelo delegado Thiago Carrijo Fraga, com apoio da 2ª DPRM e do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil Gaúcha, envolveu 68 policiais civis.

Foram cumpridas 28 ordens judiciais em Guaíba, nos bairros Engenho, Parque 35, Alegria, Centro, Colina, Ramada e Vila Iolanda, além da localização e do sequestro de bens móveis e imóveis que totalizam mais de meio milhão de reais. Um dos pontos alvos da ação foi o Strike Boliche, conhecido estabelecimento de entretenimento localizado no Bairro Engenho.

Segundo a Polícia, a investigação iniciou em junho de 2017, motivada pelo fato de, mesmo após o fechamento de casas onde eram realizados jogos ilegais no Município, estas voltaram a funcionar rapidamente.

Após investigação mais aprofundada, constatou-se que havia crimes mais graves envolvidos, como a formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro, fazendo uso de empresas existentes na Cidade.

A Justiça autorizou a interceptação telefônica de dez suspeitos e posteriormente ordenou a quebra do sigilo bancário e fiscal de 26 investigados, entre pessoas físicas e jurídicas. Os nomes não foram divulgados.


Foram bloqueadas as contas bancárias de 13 investigados, apreendidos 12 veículos, sendo dez carros e dois caminhões. Também foram sequestradas duas propriedades adquiridas com recursos provenientes da lavagem de dinheiro.



Passagem Secreta

Durante as buscas, policiais encontraram um armário com fundo falso (foto) que conduzia a uma suíte e uma câmera de vigilância escondida em um capacho. Foi descoberta a oficina em que eram fabricadas as máquinas caça-níqueis e apreendidas as placas-mães, 48 ceduleiras, três armas de fogo e um simulacro.

Além do valor bloqueado judicialmente, foram apreendidos mais de R$ 18.000,00 em dinheiro, entre notas e moedas. Dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo o delegado, essa foi a primeira operação de lavagem de dinheiro realizada no Município e não será a última, considerando que o crime de jogos de azar tem menor potencial ofensivo, mas normalmente precede crimes mais graves. Disse, ainda, que serão desencadeadas novas operações no combate a outros tipos de crimes preexistentes.

Foto: Divulgação/PC

Publicado em 1/12/2018.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados