Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

22/10/2018 - 15h16min

Sobre a Pedra na Alegria

Compartilhar no Facebook

Em resposta ao desafio da semana – Que lugar é esse? – o leitor Roberto Ribeiro Baldino enviou a nota que segue, com uma informação adicional sobre a Pedra, localizada na Praia da Alegria, Zona Sul de Guaíba, recentemente denominada por lei municipal como Pedra de Xangô.

“É a Pedra do Dr. Gastão, a 200 metros do rio, na Praia da Alegria, defronte ao antigo hotel, único prédio de dois pavimentos da redondeza.

Seu Silvestre, que tinha uma loja de tecidos na esquina da Rua Sete com São José, oposta, na diagonal, ao prédio onde hoje é a Brigada Militar, estava loteando os terrenos naquele bairro e ofereceu um ao Dr. Gastão, que sempre atendia sua família e nunca cobrava nada. O Dr. Gastão recusou o terreno, mas pediu que lhe reservasse a pedra, que lá ficou.

Conta-se também, que os revolucionários de 1835, antes de embarcarem para tomar Porto Alegre, deslocaram a pedra e depuseram, debaixo dela, uma urna com os nomes dos milicianos.”



Publicado em 20/10/2018.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados